A importância do aquecimento antes do surfe

O atleta Erick Matter em aquecimento antes de pegar onda. Foto: Arquivo PessoalO atleta Erick Matter em aquecimento antes de pegar onda. Foto: Arquivo Pessoal
Marcio Torres

Marcio Torres

Isso porque nossas habilidades motoras melhoram a maiores temperaturas porque o impulso nervoso se propaga mais rapidamente, aprimora a velocidade de contração do músculo e da força gerada, proporcionando um alerta antecipado para controlar problemas musculoesquelético ou cardiorrespiratório, potencializados no inverno devido às baixas temperaturas dentro e fora da água. O aquecimento deve aumentar progressivamente a frequência cardíaca, pressão sanguínea e consumo de oxigênio antes do surf para que nosso corpo não sinta as grandes diferenças de temperatura de inverno.

Simplificando, podemos dizer que o aquecimento nada mais é do que a elevação da temperatura corporal visando alcançar uma frequência cardíaca e um fluxo sanguíneo adequado para do surf, proporcionando assim melhores condições de aproveitamento e performance no surf, sem os riscos de entorses, lesões e complicações cardiopulmonares.

Existem basicamente dois tipos de aquecimento que podemos fazer antes de entrar no mar
Aquecimento Global, através de movimentos rítmicos e contínuos, com o recrutamento de grandes grupos musculares, este tipo de aquecimento normalmente antecede um aquecimento especifico. Exemplo: Corridas curtas, “polichinelos”, saltos, etc. Aquecimento Especifico, este reflete o principio da especificidade, no caso o surf. Consiste no ensaio da habilidade neuromotora, através de movimentos específicos e localizados. Exemplo: Simulações de manobras, giros e rotações de quadril, simulações de braçadas e drops (saltando do plano deitado para a “base”).

Benefícios do aquecimento:
1 – Causa o aumento gradual na temperatura muscular: Isso reduz à probabilidade de lesão nos tecidos musculares que se tornam mais ágeis, reduzindo riscos de rupturas de fibras e tendões.
2 – Músculos aquecidos se movem mais rapidamente geram força com maior eficácia e realçam as transmissões neuromusculares para a contração. Melhorando as respostas do corpo na execução das manobras.
Tecnicamente falando, o aquecimento permite um aumento gradual nas solicitações metabólicas e isso faz com que a hemoglobina libere oxigênio para os músculos em funcionamento com maior rapidez, fazendo com que o desempenho físico seja mais eficaz.
Os alongamentos também podem ser considerados uma forma de aquecimento, porem este é assunto para outro dia.
Contudo não podemos deixar de observar duas coisas muito importantes.
Primeiro, o aquecimento é uma prévia e não o surf em si, então, cuidado comece a aquecer devagar para não se machucar aquecendo e faça isso de maneira que não entre no mar já cansado.
Segundo, se você não faz nenhum tipo de preparação especifica para o surf, não serão os exercícios do aquecimento que farão de você um grande surfista.

O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Marcio Torres é surfista, formado em educação física e idealizador do Projeto Preparasurf e agora integra ao InnerSport como colunista sobre preparação física e saúde -Para saber mais entre em contato no email – O Preparasurf conta com o apoio das marcas Rusty, HB Hot-Buttered e Nias Tour” Para saber mais entre em contato no email [email protected]

Compartilhe.