Hizunomê Bettero faz história e fatura o tricampeonato paulista de surf pro

Hizunome Bettero / Foto Munir El Hage
Hizunome Bettero / Foto Munir El Hage

Com uma festa da torcida local, o ubatubense Hizunomê Bettero fez história “em casa” faturando o tricampeonato paulista de surf profissional no domingo (24), ao vencer o Onbongo Pro Contest, na Praia Grande em Ubatuba. Essa foi apenas a terceira vez que um surfista comemora um tri em 35 edições do Estadual mais tradicional do País. O santista Jair de Oliveira havia sido o último, em 1998.

Com a vitória, ele faturou R$ 8 mil, de um total de R$ 30 mil de premiação e ainda somou 3 mil pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), diminuindo a diferença para atual líder, Igor Moraes, de São Sebastião, que também chegou à final, ficando em terceiro lugar e foi um dos recordistas do evento, com a maior média, com 17 pontos em 20 possíveis nas duas melhores ondas. O pernambucano Douglas Silva tomou o segundo lugar de Iguinho na última onda e entrou na briga direta pelo título nacional.

Um grande exemplo foi o pernambucano Gabriel Farias, finalista na etapa, em quarto lugar, e que na semi garantiu um 10 unânime, a única nota máxima da competição, ao voar alto e depois ainda dar uma batida na junção.

Hizu se destacou no evento desde a sua estreia. No primeiro dia fez a maior média, com 13 pontos. Nas quatro baterias de domingo, só não passou uma em primeiro, nas quartas, com Igor Moraes com a melhor somatória. Na semi de um show, com 16,25 pontos e na final, teve um bom duelo com o líder do Brasileiro, pela terceira vez seguida no mesmo dia.

“Só tenho de agradecer a Deus e comemorar. Saber que a história é longa e cada um tem seu caminho. O meu estou fazendo do melhor jeito”, reforçou Hizu, dedicando o título ao avô paterno, Hélio, que completou 94 anos e mora no Espírito Santo. “Não pude estar lá, porque tinha o campeonato, mas segunda-feira a gente comemora junto”, destacou o experiente surfista de 33 anos, que foi campeão estadual em 2005 e depois em 2011

Agora, o novo tricampeão paulista sonha com mais um título ainda esse ano, no Brasileiro Abrasp, que terá uma etapa nível 3 mil em Santa Catarina. “Meu objetivo era chegar mais próximo do Igor e sei que se fizer o meu trabalho bem feito, tenho chance”, disse o atleta, desabafando. “O surf tem muitos altos e baixos, às vezes a gente passa por momentos difíceis, mas tem conquistas como essa que faz tudo valer a pena. Então é só agradecer a Deus e continuar me dedicando ao máximo, como sempre foi. Surfo por amor, aprendi a surfar sem saber onde poderia chegar e hoje estou conquistando o terceiro título paulista”.

Apesar de perder a segunda colocação no final da bateria, Igor Moraes segue como líder do Brasileiro e saiu de Ubatuba confiante. “Estou muito feliz com esse resultado e vamos com tudo até a decisão. O foco continua o título brasileiro”, falou o atleta de 22 anos.

Hizunome Bettero / Foto Munir El Hage

Hizunome Bettero / Foto Munir El Hage

Resultados
1 Hizunomê Bettero – Ubatuba – TRICAMPEÃO PAULISTA
2 Douglas Silva – PE
3 Igor Moraes – São Sebastião
4 Gabriel Farias – PE
5 Amando Tenório – AL
5 Luan Carvalho – Praia Grande
7 Yagê Araújo – BA
7 Tales Araújo – Ubatuba
9 Edgard Groggia – Guarujá
9 Tiago Silva – PE
9 Pedro Dib – São Sebastião
9 Gustavo Ribeiro – Itanhaém
13 Luciano Brulher – Caraguatatuba
13 Lucas Santos – Ubatuba
13 Marcos Corrêa – São Vicente
13 Renan Rodrigues – Santos




Compartilhe.