Filipe Toledo segue firme na busca do tri em J-Bay

Filipe Toledo (SP) (Ed Sloane / WSL via Getty Images)Filipe Toledo (SP) (Ed Sloane / WSL via Getty Images)

O paulista vai ganhando favoritismo para o tricampeonato a cada bateria em Jeffreys Bay, nas diferentes das condições do mar nos três dias que competiu. Na quarta-feira, as ondas de 4-5 pés estavam com ótima formação para ele mostrar seu arsenal de manobras progressivas, variando batidas e rasgadas abrindo grandes leques de água com uma velocidade impressionante. A primeira que pegou contra Willian Cardoso, foi tão longa e perfeita, que deu para fazer incríveis dez manobras na onda, até queimar os músculos das pernas pelo esforço, mas valeu a maior nota desse ano, 9,43.

A segunda foi boa também e ganhou 7,00, que trocou pela terceira e última que surfou, mandando oito manobras fortes de frontside que arrancaram 8,83 dos juízes. Com ela, atingiu 18,26 pontos de 20 possíveis, se mantendo como recordista absoluto nas direitas de Jeffreys Bay. Filipe já tinha estreado com esse status, pela nota 9,10 e os 17,60 pontos da primeira fase, marcas que só foram superadas agora, por ele mesmo.

O japonês Kanoa Igarashi foi quem chegou mais perto desses números, com 9,03 e 17,53 pontos na terceira fase contra o português Frederico Morais e 9,07 e 17,24 sobre Peterson Crisanto nas oitavas de final. Ele chegou na África do Sul em quinto no ranking e agora vai enfrentar o sexto colocado, o potiguar Italo Ferreira, que passou por Kelly Slater na última bateria masculina da quarta-feira, por 14,06 a 12,20 pontos.

Além da derrota em nono lugar, o onze vezes campeão mundial também perdeu a sétima posição no ranking para Gabriel Medina, que tinha despachado o australiano Ryan Callinan por 12,94 a 11,67 no segundo confronto do dia. Medina terá outro australiano pela frente, Owen Wright, na disputa pela primeira vaga nas semifinais do Corona Open J-Bay. Quem passar, vai decidir a primeira classificação para a grande final com o vencedor do duelo do novo líder, Kolohe Andino, com o veterano Adrian Buchan.

Compartilhe.