Falta de pagamento leva o WSL a cancelar dois eventos QS 10000

A World Surf League oficializou o cancelamento das duas primeiras etapas do QS 10000: a de Trestles, na Califórnia, Estados Unidos, vencida por Filipe Toledo, perdeu o seu patrocinador principal. E a de Saquarema, realizada pela agência Adding desde 2009 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, não pagou a premiação de 250 mil dólares do ano passado aos competidores. Pelo mesmo motivo, o tradicional Surf Eco Festival, promovido pela Dendê Produções desde 2008 na Bahia, também saiu do calendário da WSL South America, mas pode retornar se quitar os 150 mil dólares do QS 6000 em Itacaré.

Igrejinha de Saquarema / Foto Daniel Smorigo / WSL

Igrejinha de Saquarema / Foto Daniel Smorigo / WSL

“Com certeza, a saída de Saquarema do calendário mundial será bastante sentida pelos surfistas, por conta da excelente qualidade das ondas da Praia de Itaúna e, principalmente, pelos preciosos pontos que este QS 10000 oferecia no ranking mundial”, destaca Roberto Perdigão, Diretor Regional da WSL South America. “Em outras edições do QS de Saquarema, seus campeões alcançaram a classificação para o CT do ano seguinte, como o Alex Ribeiro em 2015 e que hoje está no CT. Isso mostra a importância deste campeonato e a falta que ele fará aos surfistas que buscam vagas entre os top 10 do QS para 2017”.

A WSL South America esgotou todas as tentativas de solucionar o impasse e lamenta a perda dos eventos mais tradicionais do Qualifying Series no Brasil. Mas, vem trabalhando para manter um calendário consistente de etapas para os atletas em 2016. Uma novidade já confirmada é o Praia do Forte Pro na Bahia, que será realizado por novos organizadores, como o ex-surfista profissional, Felipe Freitas. O primeiro evento com status QS 1500 masculino e feminino no Brasil, foi marcado para a última semana de abril, do dia 25 a 1.o de maio na Praia do Forte, no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia.

Surf Eco Festival / Foto Fabriciano Jr._Dendê

Surf Eco Festival / Foto Fabriciano Jr._Dendê

A World Surf League tem promovido mudanças nos seus escritórios regionais e criou um novo cargo de General Manager (Gerente Geral), contratando Xandi Fontes para trabalhar junto com Roberto Perdigão na administração da WSL South America. O catarinense atuou por muitos anos como juiz no CT, depois presidiu a Federação Catarinense de Surf quando começou a organizar eventos mundiais e era o detentor da licença de realização da etapa brasileira do CT, junto com Teco Padaratz, desde 2003. Sua principal meta é fortalecer o calendário de provas no Brasil e em outros países da América do Sul, desde a base do esporte com eventos do Pro Junior, como novas etapas do QS 1000, QS 1500 e QS 3000, para conseguirem pontuação suficiente para competir nas mais importantes, com status QS 6000 e QS 10000.

“Entendemos que o Brasil está vivendo uma crise econômica e política muito intensa, mas vamos continuar remando forte para superar os desafios”, continua Xandi Fontes. “Nosso esporte atingiu um patamar nunca antes visto no Brasil, com uma divulgação na grande mídia no mesmo nível dos principais esportes. Somos bicampeões mundiais com Gabriel Medina e Adriano de Souza, que chegaram lá certamente somando pontos nos eventos realizados pela WSL South America. Então é para isso que vamos trabalhar com muito positivismo, buscando potencializar o calendário com novos eventos do QS masculino, do QS feminino e mais seletivas do Pro Junior e do Longboard para os mundiais das categorias”.

Por João Carvalho

Compartilhe.