Edvan Silva vence e volta a sonhar com pentacampeonato

Edvan Silva / Foto DivulgaçãoEdvan Silva / Foto Divulgação

Entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro a Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante-CE, recebeu os melhores surfistas do Ceará e do Nordeste no Maresia Pro Taíba, III Etapa do Circuito Cearense de Surf 2019. Foram três dias em que os 212 atletas inscritos disputaram a boa premiação e os cobiçados títulos das 13 categorias em disputa no certame cearense, mais a categoria Local e a Surfe Adaptado.

O grande campeão da principal categoria do evento, a Profissional, foi o local da Praia da Leste-Oeste, Edvan Silva. Apesar de não vencer um evento há alguns anos, o Tetracampeão Cearense Profissional (2011) mostrou que ainda está em grande forma desde os primeiros minutos da Final. Apesar das ondas pequenas, Edvan conseguiu arrancar um 8,5 para pular do terceiro lugar para a liderança, consolidando a vitória com mais uma nota 7,0, logo na onda seguinte. E com o somatório de 15,50 Edvan Silva voltou a comemorar uma vitória entrando de vez na disputa pelo Título do Circuito Cearense 2019, que, caso logre êxito, será o quinto de sua longa carreira como profissional. Na segunda colocação ficou o pernambucano Thiago Silva, que apesar de ser um especialista em aéreos, não conseguiu aproveitar as difíceis condições do mar e superar Edvan. Em terceiro ficou o não menos talentoso, Deyvison Santos, do Rio Grande do Norte, com o cearense local da Praia do Titanzinho, Rafael Venuto, completando o pódio na quarta colocação.

“Estou muito feliz em voltar a vencer. Já fazia muito tempo que eu não sentia o gosto da vitória, mas sabia que ainda tinha chances de ganhar um evento. Apesar da Nova Geração ter chegado com força total, essa conquista mostra que ainda tenho muita lenha pra queimar e ainda posso sonhar com a conquista do Pentacampeonato Cearense Profissional. Obrigado meu Deus, minha família e a todos que me ajudaram nessa conquista”, declarou Edvan.

Na Open, a principal categoria entre os amadores, a disputa foi ainda mais emocionante, com os finalistas revezando a liderança durante toda a bateria. No final, tudo indicava que Maurinho Filho levaria o troféu de campeão, contudo, Phelipe Maia e Jhone Fran pegaram suas últimas ondas na contagem regressiva para o término da bateria, criando uma grande expectativa em todos na praia, até ser confirmada a virada do local de Paracuru, Jhone Fran, que comemorou muito. Phelipe Maia terminou em terceiro e Lucas Bezerra em quarto.

Entre as mulheres o grande destaque da competição foi mais uma vez a talentosa Ariane Gomes, que faturou as duas categorias dedicadas exclusivamente às mulheres, a Open e a Junior. Na Open completaram o pódio Vitória Carneiro, Jéssica Silva e Mayra Oliveira e na Junior, Vitória Carneiro, Yasmim Silva e Alice Gomes compuseram o pódio, respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugares.

Na categoria Master o destaque ficou por conta da vitória do local de Saquarema-RJ, Raoni Monteiro, que travou um belo duelo com o surfista local da Praia da Leste-Oeste, Gleison Sardinha, vencendo a disputa com a pequena diferença de 0,20 pontos. Na terceira colocação ficou Zé Roque e em quarto Alexandre Gonçalves.

Na Senior o título da etapa foi para o Piauí nas mãos de Patrick Alves, com Luca Alex em segundo, Juvemar Silva em terceiro e Phelipe Maia na quarta colocação.

Entre os Kahunas, categorias para atletas a partir de 45 anos, o grande destaque foi o eterno ídolo do surfe cearense, Fábio Silva, que não tomou conhecimento de seus adversários dominando a bateria do início ao fim, deixando Carlos Santana em segundo, Carlos Silva em terceiro e Fernando Santos-PE em quarto.

Na Longboard, categoria mais clássica dentre todas em disputa no evento, o grande campeão foi o local de Jericoacoara Vitinho, que mais uma vez mostrou ser “o cara” a ser batido na atual fase do longboard cearense. Em segundo ficou Jonny Quest, com Geraldo Lemos e Morgan Mohamed (também de Jeri) em terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na Sub 18 quem subiu no lugar mais alto do pódio foi o potiguar Jurger Marinho com Kauã Hanson, da Paraíba, na segunda colocação. Os cearenses Luiz Felipe e Russinho completaram o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Sub 16 o grande campeão foi o local da Barra do Ceará, Ytalo Oliveira. Detentor de um surfe progressivo e contundente, Ytalo sagrou-se campeão em uma categoria acima da sua original, consolidando cada vez mais seu nome entre os destaques da Nova Geração do surfe cearense. Pedro Rian, Raoni Rocha e Adriano de Sousa completaram o pódio em segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na Sub 14 o destaque foi o atleta Adriano de Sousa. Homônimo do Campeão Mundial de 2015 da WSL, Adrianinho mostrou que não tem somente nome de campeão e surfou muito para superar seu maior rival, Ytalo Oliveira. Ambos chegaram à Final vencendo todas as baterias que disputaram, mas o título acabou indo para Paracuru, nas mãos de Adriano de Sousa, com Ytalo na segunda colocação. Pedro Rian terminou em terceiro e Jurgen Marinho finalizou em quarto.

Na Sub 12 o grande campeão foi Guilherme Lemos. Apesar da pouca idade, Guilherme já tem uma rotina de atleta, com treinos diários combinando academia e surfe, o que justifica sua excelente performance em que superou o segundo colocado, Alex Gonçalves, com quase o dobro do somatório: 14,20 x 7,55. Na terceira colocação ficou Victor Eduardo e em quarto, Pablo Paiva.

Finalizando as categorias oficiais do Circuito Cearense de Surf 2019, na Sub 8, categoria que estreou nesse ano no Circuito, o pequeno grande Arthur Villar, da Paraíba, foi o vencedor, com Iago Bellotti em segundo, Nicola Silva em terceiro e Phelipe Silva na quarta colocação. A boa adesão e a vitória de um atleta vindo de outro estado comprova o sucesso dessa categoria que chega para contribuir no fomento e no surgimento de novos talentos no surfe nordestino.

Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, a III Etapa do Circuito Cearense de Surf 2019 foi um sucesso que se justifica na credibilidade e organização que o circuito vem consolidando ao longo de 3 décadas:

“Estamos muito felizes com a presença maciça de atletas vindos de todo litoral cearenses e de vários estados do Nordeste, assim como outras regiões, como a presença do Top WCT por nada menos que 8 temporadas, Raoni Monteiro (Saquarema-RJ), o que mostra a credibilidade que o Circuito Cearense vem construindo ao longo de 30 anos. O Calendário do Circuito tem sido cumprido à risca, o que é muito importante para o planejamento dos atletas. Essa organização também ajuda a explicar o expressivo número de participantes, 212 ao todo. Outra implementação que se mostrou muito feliz foi a inclusão da categoria Sub 8 no circuito. Com isso acreditamos que a Federação contribui cada vez mais para o surgimento de novos atletas”, declarou o dirigente.

Resultados

PRO
1º Edvan Silva-CE
2º Thiago Silva-PE
3º Deyvison Santos-RN
4º Rafael Venuto-CE
Open Masculino
1º Jhone Fran
2º Maurinho Filho
3º Phelipe Maia
4º Lucas Bezerra
Open Feminino
1ª Ariane Gomes
2ª Vitória Carneiro
3ª Jéssica Silva
4ª Mayra Oliveira
Feminino Junior
1ª Ariane Gomes
2ª Vitória Carneiro
3ª Yasmim Silva
4ª Alice Gomes
Master
1º Raoni Monteiro
2º Gleison Sardinha
3º Zé Roque
4º Alexandre Gonçalves
Senior
1º Patrick Alves-PI
2º Luca Alex
3º Juvemar Silva
4º Phelipe Maia
Kahuna
1º Fábio Silva
2º Carlos Santana
3º Carlos Silva
4º Fernando Santos-PE
Longboard
1º Vitinho Jeri
2º Jonny Quest
3º Geraldo Lemos
4º Morgan Mohamed
SUB 18
1º Jurger Marinho-RN
2º Kauã Hanson-PB
3º Luiz Felipe
4º Russinho
SUB 16
1º ytalo Oliveira
2º Pedro Rian
3º Raoni Rocha
4º Adriano de Sousa
SUB 14
1º Adriano de Sousa
2º Ytalo Oliveira
3º Pedro Rian
4º Jurgen Marinho-RN
SUB 12
1º Guilherme Lemos
2º Alex Gonçalves
3º Victor Eduardo
4º Pablo Paiva
SUB 8
1º Arthur Villar-PB
2º Iago Bellotti
3º Nicola Silva
4º Phelipe Silva

Compartilhe.