Circuito Surf Talentos Oceano coroa os primeiros campeões da temporada 2023

Foto: Márcio David/OceanoFoto: Márcio David/Oceano

Mais uma vez a praia do Silveira recebeu os melhores surfistas de base do país na abertura do Circuito Surf Talentos Oceano – edição 2023 – apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. A competição distribuiu 10 mil pontos no ranking Fecasurf de Base, a primeira realizada neste ano.

A espetacular praia do Silveira em Garopaba(SC) foi o palco pelo segundo ano consecutivo da abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. Novamente o lendário “point break” catarinense não decepcionou os atletas, que surfaram excelentes ondas com 1 metro nas séries durante os dois dias de competição (15/16 de abril).

Com todas as vagas preenchidas nas nove categorias em disputa, a competição ratificou sua posição de ser um dos circuitos mais prestigiados do país. “É uma grande satisfação organizar um circuito desse porte e contar com a presença dos melhores surfistas do país nessa faixa etária. Isso mostra a importância do Circuito Surf Talentos para as categorias de base do surf brasileiro” declarou Fred Leite, da Swell Eventos.

Os títulos de quatro categorias com os atletas Sub-18/16 e 14 Masculino e Sub-18 Feminino foram definidos durante o sábado com excelentes ondas quebrando mais no meio da praia do Silveira durante todo o dia.

A primeira final a ser decidida foi a Feminino Sub-18, com o título ficando para Maya Carpinelli, que já havia apresentado grandes performances desde sua estreia no primeiro round. Numa decisão acirrada, a local de Garopaba venceu por uma pequena diferença Alma Corgiolu(2ª) e Maria Amélia Autuori(3ª), com Alexandra Azamor (4ª) ficando um pouco mais atrás no placar final.

Outra decisão apertada foi na Masculino Sub-16, com o segundo título consecutivo de João Vitor Neres nesta categoria. Ele já havia vencido a etapa de abertura do Circuito Fecasurf de Base na praia da Joaquina (5 mil pontos), e repetiu a dose no Silveira derrotando Yuri Gabryel(2º) por apenas 0,1 décimo. Ryan Martins ficou em terceiro com Pedro Lefcadito na quarta colocação.

Depois do vice-campeonato na Sub-16, Yuri Gabryel permaneceu na água e foi com tudo para conquistar a vitória na categoria Sub-14 do Circuito Surf Talentos Oceano 2023. O surfista de Ubatuba(SP) Nicolas Oliveira conseguiu mais um excelente resultado ficando com o segundo lugar nesta etapa. Enzo Velasquez (3º) e Enrico Malhado(4º) completaram o pódio.

Na última final de sábado, o catarinense Ryan Martins – que agora reside na praia de Maresias, em São Sebastião(SP) – dominou as ações na Sub-18 Masculina apresentando um belo surf de linha. Em segundo ficou o baiano radicado em Floripa Esdras Moraes, que também surfou muito bem durante todos os rounds. João Vitor Neres finalizou em terceiro, com o local da praia do Rosa Luan Moreno em quarto lugar.

A organização deixou as cinco categorias de base restantes no cronograma para serem definidas no domingo, último dia de competição. Foram pra água a Sub-8, Sub-10 e Sub-12 Masculina e as Sub-12 e 14 Femininas.

O primeiro a comemorar um título no domingo foi Keoni Zanoni, campeão da categoria Sub-8, a divisão com os surfistas mais novos trabalhados pela Fecasurf. Esta foi a primeira vitória do local de Garopaba no circuito, e bastante festejada pelos seus pais e pela torcida da cidade presente no Silveira.

Na sequencia entrou na água a Feminino Sub-12, e mais uma vez a surfista de Itajaí(SC) Valentina Zanoni subiu no degrau mais alto do pódio. Kaleb Henrique veio de longe (da praia de Ulé, no Espírito Santo) para repetir a dose da primeira etapa realizada na Joaquina e vencer novamente a Sub-10 Masculino na praia do Silveira.

Entre as meninas da categoria Feminino Sub-14, vitória para Luiza Rosa Teixeira, surfista da praia do Rosa, Imbituba(SC). Na última final de domingo, Cauã Demski manteve seu 100% de aproveitamento no circuito Fecasurf de Base, e venceu novamente a categoria Masculina Sub-12.

Todos os finalistas ganharam troféus e kits de premiação com roupas e acessórios dos patrocinadores e apoiadores da etapa. Os campeões de todas as categorias ganharam pranchas alucinantes da Surfland Brasil. Os vice-campeões da Sub-18 Masculino e Feminino e da Sub-8 Masculino receberam um skate simulador de surf da Freak Surfskate além dos kits, troféus e importantes pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2023.

Confira os resultados da primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone. A organização do circuito divulgará em breve as datas e o local da próxima parada do Surf Talentos Oceano em Santa Catarina.

A Fecasurf divulgará o ranking atualizado do circuito 2023 após duas etapas realizadas nos próximos dias no site www.fecasurf.com.br ou no www.surfpro.com.br .

Foto: Márcio David/Oceano

Resultados

Masculino Sub-18
1º – Ryan Martins
2º- Esdras Moraes
3º- João Vitor Neres
4º- Luan Moreno

Masculino Sub-16
1º – João Vitor Neres
2º- Yuri Gabryel
3º- Ryan Martins
4º- Pedro Lefcadito

Masculino Sub-14
1º – Yuri Gabryel
2º- Nicolas Oliveira
3º- Enzo Velasquez
4º- Enrico Malhado

Masculino Sub-12
1º – Cauã Demski
2º- Luca Messenger
3º- Samuel Couto
4º- Lucas Miguel Velasquez

Masculino Sub-10
1º- Kaleb Henrique
2º- Heitor Lemiska
3º- Rafael Acom
4º- Aquiles Lemiska

Masculino Sub-8
1º- Keoni Zanoni
2º- Kainoa Wisbeck Heil
3º- Augusto Fernandes
4º- Bernardo Vicentin

Feminino Sub-18
1ª- Maya Carpinelli
2ª- Alma Corgiolu
3ª- Maria Amélia Autuori
4ª- Alexandra Azamor

Feminino Sub-14
1ª- Luiza Teixeira
2ª- Ana Aguiar
3ª- Vitória Valenzano
4ª- Kauanny de Souza

Feminino Sub-12
1ª- Valentina Zanoni
2ª- Kyara Antunes
3ª- Ana Antunes
4ª- Maya Reis Bianchini

Compartilhe.