Celebrando 56 anos de história, a família dos esportes de ação da Vans Brasil cresce

Vans, marca original dos esportes de ação e ícone global da expressão criativa, orgulhosamente apresenta os novos integrantes da sua Família dos esportes de ação no Brasil. Para a Vans, não existe nada mais importante do que a sua Família. Fundador da marca, Paul Van Doren, sempre dizia “não somos uma empresa de tênis, somos uma empresa de pessoas que fazem tênis” – uma máxima inerente às mais de cinco décadas de história da marca.

Durante os primeiros anos da Vans, mais precisamente em 1966 na região de Santa Mônica, Califórnia, a família Van Doren estendeu suas mãos para alguns jovens skatistas marginalizados pela sociedade que precisavam apenas serem ouvidos e de alguns pares de tênis para traduzirem suas individualidades através de pranchas de madeira sobre rodas. O grupo local não só retribuiu o gesto de carinho, como a abraçaram de volta e, juntos, tornaram a Vans um ícone global dos esportes de ação e da criatividade.

Os esportes de ação e a Vans carregam uma característica única e idêntica em sua essência: a construção orgânica de uma comunidade que constantemente celebra a autenticidade. Desde os primórdios até a atualidade, as contribuições realizadas pelos skatistas, surfistas e pilotos de BMX, em combinação com suas equipes são inquestionáveis, oferecendo formas inéditas de expressão e de revolucionar o que já havia sido criado até o momento. Fundada em 16 de Março de 1966 e hoje celebrando 56 anos, é com muito orgulho que anunciamos oficialmente, os novos integrantes da Família dos esportes de ação da Vans Brasil:

SURF

Yanca Costa - Créditos: Ana Catarina

Yanca Costa – Créditos: Ana CatarinaYanca Costa

Data de Nascimento: 28/10/1999

Fortaleza/CE

Instagram: @yancacosta_

Evoluindo desde o seu primeiro drop ainda criança, Yanca Costa é dona de um estilo de surf de performance e progressivo, além de carregar em seu currículo o respeitado título de campeã brasileira de surf de 2020. Com apenas 10 anos de idade, a surfista cearense teve que se despedir dos amigos e planos tradicionais de futuro para se mudar com toda a família para o Rio de Janeiro atrás de oportunidades para realizar o seu maior sonho: ser uma surfista profissional. Hoje, com 22 anos, Yanca acredita que as mulheres estão cada vez mais fortes e empoderadas: “vejo como grande exemplo os times, países ou empresas que estão sendo liderados por mulheres e, juntamente a todo esse movimento, as mulheres negras estão sendo inclusas. Fico muito feliz de viver isso e esse é só o começo da evolução da diversidade”.

Jasmim Avelino - Créditos: Ana Catarina

Jasmim Avelino – Créditos: Ana Catarina

Jasmim Avelino

Data de Nascimento: 30/06/1995

Rio de Janeiro/RJ

Instagram: @jasmimavelino

Celebrando a criatividade e a abordagem cultural do surf, a carioca e bicampeã brasileira de longboard, Jasmim Avelino, também é uma das responsáveis do projeto “Bailarinas do Mar”, programa de incentivo ao longboard feminino. Motivada pelo pai e irmã – surfistas da mesma modalidade – a bióloga formada foi atraída inicialmente pelo amor da família com a natureza e assim como a dinâmica do surf, não encantada somente pelo destino, mas por toda a jornada: aventuras, viagens e momentos inesquecíveis que somente o surf proporciona. “Através do surf, eu sempre consegui expressar quem eu realmente sou. Ele me traz liberdade, calma e conexão, é o que reflete minha personalidade. É preciso ter muito controle do que está fazendo e ao mesmo tempo deixar fluir, ser leve. O surf de longboard é arte e expressão da criatividade, uma dança, cada um deslizando no seu ritmo”, completa Jasmin.

SKATE

Piolho, Ollie to Fakie - Créditos: Rodrigo K-b-ça Lima

Piolho, Ollie to Fakie – Créditos: Rodrigo K-b-ça Lima

Carlos de Andrade “Piolho”

Data de Nascimento: 27/08/1978

Curitiba/PR

Instagram: @carlospiolho

Local de Curitiba, Paraná, Carlos começou a andar de skate em 1987, quando morava do outro lado da rua da pista do Ambiental. Durante o trajeto diário para a escola com sua mãe, ainda criança, observava a energia no espaço e foi atraído pela diversão presente. Pediu um skate emprestado e, desde aquele dia, nunca mais deixou o carrinho de lado. “Para ser sincero, eu não esperava que uma marca como a Vans um dia fosse me convidar pra fazer parte do time, até porque já estou com 43 anos. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, mas principalmente orgulhoso de poder contribuir com o que a Vans vem fazendo de resgatar a história e valorizar quem já fez e continua fazendo pelo skate brasileiro”, adiciona Carlos de Andrade, popularmente conhecido na cena como Piolho.

BMX

Manerim voando pelo clássico jardim japonês de Fortaleza - Créditos: Júlio César Popô

Manerim voando pelo clássico jardim japonês de Fortaleza – Créditos: Júlio César Popô

Felipe Herison Alves Alexandre “Manerim”

Data de Nascimento: 06/06/2000

Fortaleza/CE

Instagram: @felipemanerim

Pedalando pela primeira vez numa BMX aos 9 anos de idade, Felipe se apaixonou pela modalidade assim que construíram uma pista de esportes de ação próximo à sua casa, também na cidade de Fortaleza, Ceará. Atraído pelo quadro diferenciando e pelas inúmeras possibilidades de manobras, Manerim também atribui o início da sua relação com o universo das duas rodas à cena: “não posso esquecer da galera, que era muito divertida e carismática. Naquela pista e com aquelas pessoas eu sempre me senti em casa”.

Para Felipe, fazer parte da Família Vans é a oficialização de uma relação natural e já estabelecida, afinal, o piloto está sempre compartilhando as pistas, viagens e campeonatos com Cauan Madona, Gustavo Balaloka e Duda Penso. Ainda sobre a realização de integrar o time da Vans Brasil, Manerim finaliza: “a Vans representa a arte e cultura do BMX. Hoje, temos muitos novos fãs da Vans graças ao grande trabalho que a marca vem fazendo pela modalidade no Brasil e no mundo”.

A Vans tem orgulho de apresentar Piolho, Yanca, Jasmin e Manerim como integrantes da Família e está animada para saber o que o futuro reserva para esses talentos em ascensão e legado em construção.

Compartilhe.