Com ondas entre 0,5 e 1 metro, boa formação e sem vento, o Itacoatiara Pro 2017 teve início na quinta-feira, com as triagens da categoria masculino, com destaque para os cariocas Sócrates Santana e David Barbosa e o cearense Erik Silvino. Segundo a organização, as meninas e os atletas da categoria até 18 anos, só devem ganhar o mar no fim de semana. Distribuindo R$100.000,00, uma das maiores premiações do Circuito, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira do APB World Tour chega a sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.
Com temperatura na casa dos 24 graus, as primeiras baterias foram para água na fim da manhã, garantindo a emoção do público que já marcava presença nas areias de Itacoatiara. Um dos atletas que melhor surfou na abertura do evento foi o carioca David Barbosa. “Espero que o mar aumente e que eu consiga desenvolver ainda mais o meu surf no evento. Cheguei a pegar uma direita de RS e uma esquerda backflip, foram as duas que salvaram a bateria”, comentou o carioca David Barbosa de 19 anos.
Outro atleta que arrancou aplausos de quem assistia o evento das areias, foi o cearense Erik Silvino, que garantiu vaga na próxima fase com um belo backflip. “Me concentrei bastante antes de me posicionar e aquela onda veio abençoada e conseguiu fazer o que eu mais treino que é o backflip e executei bem”, declarou o atleta que marca presença pela terceira vez no Itacoatiara Pro.
Presente na última bateria do dia, Sócrates Santana ditou o ritmo e liderou do início ao fim. O atleta destacou o privilégio de correr esta etapa. “É sempre um privilégio estar competindo o Itacoatiara Pro, estar representando os brasileiros e eu estou muito motivado, venho treinando bastante e meu foco só aumenta, depois de mandar bem na primeira bateria e espero dar o meu melhor nesta etapa”.
Quatro atletas brasileiros foram contemplados com os wild cards e seguem para fase principal do evento sem a necessidade de participar das triagens. O hexacampeão mundial da modalidade, Guilherme Tâmega, foi um dos convidados e irá desfilar seu talento pelas ondas de Itacoatiara, elevando ainda mais o nível do torneio. Vice-campeão em 2012, o carioca que sabe como poucos os caminhos do mar, tem tudo para quebrar o tabu de nunca um brasileiro ter vencido a etapa niteroiense. Os outros três atletas que receberam o passe para a fase principal são os locais Lucas Faria, João Zik e Kallani Lattanzi.
O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estará no dia 17/06, sábado, às 20h, no Plaza Shopping, onde existirá uma área de ativação do Itacoatiara Pro, Tâmega irá ministrar uma palestra motivacional onde pretende passar um pouco dos seus conhecimentos para os presentes e instigar os brasileiros a competir. No showroom do Itacoatiara Pro, que ficará localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, estará exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e será oferecido ao público entretenimento e brindes. No mesmo local, no outro fim de semana, dia 24/06, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.
Por Danilo Caboclo