Brasileiro de Surf Feminino tem sábado dedicado às categorias de base

Pamela Mel / Foto Daniel Smorigo
Pamela Mel / Foto Daniel Smorigo

Depois da sexta-feira ser voltada para as disputas das atletas profissionais, o sábado (14) foi exclusivo para as competidoras das categorias de base no Circuito Brasileiro de Surf Feminino, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O segundo dia contou com atletas dos oito aos 16 anos no mar e o que se viu foi uma nova geração chegando forte e se preparando para brilhar no futuro.

Com atletas de nada menos que dez estados e também do Peru, a competição termina neste domingo (15). Em ação as categorias pro-adulto e pro-júnior, valendo pontos para definir as campeãs da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), com R$ 20 mil em premiação, também a longboard e as amadoras na sub16, sub14, sub12 e sub10.

No sábado, com ondas de até um metro na série, com formação de regular para boa, a disputa mais acirrada foi entre as mais velhas da sub16. A melhor performance foi do talento local, Nairê Marquez, com as maiores notas do dia, 7,25 e 6. Na sexta-feira, a surfista já havia se classificado para a final pro-júnior. “É um evento que está reunindo meninas de todo o litoral do Brasil e onde encontramos amigas. É super legal, porque é uma interação que não é sempre que temos. Tem altas ondas, as meninas estão surfando muito bem, está bem disputado e acho que o que mais vale é se divertir”, disse a surfista de 13 anos.

Além dela, garantiram vagas na semifinal Pamella Mel, Letícia Peixe, Kiane Hyakutake, Carol Jardim e Isabela Saldanha, que vem empolgada com a vitória na etapa do Sul-Americano Pro-Júnior da World Surf League (WSL), em Florianópolis. Na sub12, Luana Reis também surfou muito bem novamente em Itamambuca.

Já entre as caçulas do evento, a peruana Catalina Zariquiey voltou a surfar bem, com nível técnico bem acima das rivais, e já avançou para a semi, junto com Lanaly Thompson, filha da experiente longboarder Mainá Thompson. Outros nomes que chamaram a atenção foram Luiza Teixeira e Carol Bastides, a mais nova entre todas. “O campeonato é muito divertido. As ondas estavam boas, um pouco difíceis, mas consegui surfar bem e avançar”, disse a atual campeã sub10 e sub12 no Peru.

O campeonato tem as finais neste domingo, das 11h20 às 13h30 e entre as atrações, a categoria pro-adulto, onde Camila Cássia compete em casa para defender a liderança e tentar a inédita vitória no evento criado por Wiggolly Dantas.

Fora do mar, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino conta com várias ações e atividades para as atletas e também o público presente. A Clínica de Surf com a bicampeã brasileira Suelen Naraísa foi realizada com mais de 25 crianças e adolescentes de idades variadas e contou com o desenvolvimento completo fora e dentro da água para quem quer iniciar no esporte com muito estilo. Desde o aquecimento, com alongamentos específicos do esporte, até os movimentos essenciais para quem quer ficar de pé na prancha logo na primeira onda.

No stand Green Day Wizard, a garotada contou com atividades que unem a recreação infantil com conscientização ambiental, com diversas brincadeiras abrangendo a limpeza da praia e a reciclagem dos resíduos encontrados na areia. A ação é desenvolvida pela Wizard Idiomas, by Pearson, parceira oficial do evento desde a edição inicial, e da ONG Onda Verde.

Para as atletas, a atenção é mais que especial e o evento conta com atendimento profissional em reabilitação esportiva, psicologia e fisioterapia, com Sérgio Nery, massoterapeuta para esportes, Leandro Macedo, bem como clínicas de yoga e alongamento, com a ONG Esmeralda.

Idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba é resultado de convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. Patrocínios da Wizard by Pearson, Dantas, Radical Times e Ubasurf Motors, com apoios da Mormaii, Padaria Itamambuca, Quiosque Tia Albertina, Gigi Watery, Gangster e Pono Beachwear. Colaboração: Pousada Canto do Dado, Digital Brasil, Silva Indaiá Supermercado, EaD Unitau, Banana Wax, ONG Esmeralda, Fisioterapia Sérgio Neri, Gaijin Massoterapeuta, Firma, Sportomics e Lazybbag. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Supervisão técnica da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf (AUS).

Compartilhe.