Big riders já se preparam para desafiar Nazaré nesta quinta-feira

Um desfiladeiro subaquático que afunila no promontório da Nazaré cria algumas das ondas mais intensas do planeta - WSLUm desfiladeiro subaquático que afunila no promontório da Nazaré cria algumas das ondas mais intensas do planeta - WSL

A World Surf League (WSL) já acionou o SINAL VERDE para o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado por Jogos Santa Casa em Portugal. Isso significa que é grande a probabilidade do evento especial de duplas se revezando em surfar e pilotar o jet-ski nas ondas gigantes de Nazaré, acontecer nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, na Praia do Norte. A primeira chamada do dia está marcada para às 8h30 em Portugal, 4h30 da madrugada no Brasil. Cinco surfistas do Brasil estão entre os 18 convidados para o evento.

O TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge será transmitido ao vivo pela Red Bull TV e WorldSurfLeague.com. Entre os 18 melhores surfistas de ondas gigantes do planeta, divididos em nove duplas, estão cinco surfistas do Brasil. Todos já foram alertados para começarem a se dirigir para Nazaré, pois as previsões indicam que as ondas na Praia do Norte devem atingir a faixa de 40 a 55 pés de altura, com ventos favoráveis e boas condições para rolar a competição na quinta-feira.

É quase o dobro do tamanho das ondas de 20-30 pés desse mesmo campeonato realizado no mês de dezembro em Portugal, no primeiro evento de ondas gigantes da temporada 2021/2022 da World Surf League. O brasileiro Lucas Chianca conquistou o bicampeonato de duplas em Nazaré no time com o havaiano Kai Lenny. Chumbo estava no Havaí até domingo, acompanhando a estreia do seu irmão mais jovem na elite do World Surf League Championship Tour e João “Chumbinho” Chianca fez bonito nos tubos de Pipeline.

Só que Kai Lenny não vai competir em Portugal dessa vez e o parceiro de dupla de Lucas Chumbo será o português Nic Von Rupp. O Brasil terá mais quatro big-riders no TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge: Rodrigo Koxa na equipe com o francês Eric Rebiere, Maya Gabeira com o francês Pierre Caley e Michelle des Bouillons no time 100% verde-amarelo com Ian Cosenza. O Chile também estará representado no evento por Rafael Tapia, fazendo dupla com o australiano Jaime Mitchell.

FORMATO DA COMPETIÇÃO: O TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge será um evento especial de tow-in, com 18 convidados formando 9 duplas. As equipes são divididas em três grupos com três em cada. A competição terá um total de seis baterias de 60 minutos, realizadas em um único dia. Cada grupo de três duplas, participará de duas baterias, com os componentes da equipe se alternando em surfar a onda e pilotar o jet-ski. Todos terão que mostrar suas habilidades em surfar e pilotar.

As duas melhores ondas de cada surfista, após as duas baterias, serão computadas para uma pontuação total individual, com a maior nota recebida sendo dobrada. Então, a pontuação máxima individual de cada surfista será de 30 pontos, se ele conseguir somar duas notas 10 nas duas baterias. O evento vai apontar os melhores em quatro categorias. Em dezembro, Lucas Chianca ganhou dois prêmios, o individual de “Melhor Performance” e o do “Best Team Performance” da dupla com o havaiano Kai Lenny. Ainda teve o Pedro Scooby ficando em segundo lugar no individual e no do melhor time, junto com o novo parceiro do Lucas Chumbo, o português Nic Von Rupp.

Já foi iniciada a contagem regressiva para o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge em Portugal (Crédito: © WSL)

Já foi iniciada a contagem regressiva para o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge em Portugal (Crédito: © WSL)

TÍTULOS DO TUDOR NAZARÉ TOW SURFING CHALLENGE:
– Melhor Performance Masculina: homem com a maior somatória das 2 notas
– Melhor Performance Feminina: mulher com a maior somatória das 2 notas
– Time com a Melhor Performance: total das 2 notas dos dois surfistas da dupla
– Prêmio Jogos Santa Casa: oferecido ao surfista que apresentar o maior empenho ou comprometimento ao longo do dia

CONVIDADOS PARA O TUDOR NAZARÉ TOW SURFING CHALLENGE:
Time lycra vermelha: Lucas Chianca (BRA) e Nic Von Rupp (PRT)
Time lycra azul claro: Justine Dupont (FRA) e Antonio Laureano (FRA)
Time lycra marrom: Andrew Cotton (ING) e Will Skudin (EUA)
Time lycra rosa: Rodrigo Koxa (BRA) e Eric Rebiere (FRA)
Time lycra verde: Axi Muniain (ESP) e Francisco Porcella (ITA)
Time lycra azul: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
Time lycra amarela: Rafael Tapia (CHL) e Jaime Mitchell (AUS)
Time lycra roxa: João de Macedo (PRT) e Antonio Silva (PRT)
Time lycra preta: Maya Gabeira (BRA) e Pierre Caley (FRA)

Compartilhe.