Bahia recebe campeões mundiais no Brasil Ride

A oitava edição da Brasil Ride, entre 14 e 21 de outubro, na Costa do Descobrimento, vai reunir os melhores do mountain bike mundial na disputa da principal ultramaratona de MTB das Américas. Entre os 500 inscritos, estarão pedalando entre Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, 20 ciclistas de dez países com currículos repletos de títulos nacionais ou mesmo internacionais, como campeonatos mundiais, continentais e até Olimpíada. O principal exemplo disso é a lenda do MTB, medalhista de ouro em Atlanta-96 e campeão mundial de 1995, o holandês Bart Brentjens.

Além de Bart Brentjens, mais 19 ciclistas formam esse seleto grupo de estrelas de seus países confirmadas na ultramaratona. No Brasil, a lista é vasta, com Abraão Azevedo, Halysson Ferreira, Henrique Avancini, Hugo Prado Neto, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, os seis tendo vencido campeonatos brasileiros. Entre os portugueses, Celina Carpinteiro e Luis Leão Pinto estão confirmados como campeões nacionais, assim como Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu. Outro holandês de destaque é Hans Becking, vencedor do campeonato holandês e bicampeão da Brasil Ride.

O Team Trek Selle San Marco, que detém o título de atual campeão da Brasil Ride, volta à Costa do Descobrimento pronto para tentar manter-se com a camisa amarela da ultramaratona. Fabian Rabensteiner e Samuelle Porro formarão a dupla principal da “squadra azzurra”, com uma formação que está entre as favoritas ao título da oitava edição da competição. Dupla recém confirmada – Oficializada nos últimos dias, a parceria entre Henrique Avancini e Jiri Novak promete dar o que falar. Além do currículo vitorioso na principal ultramaratona de MTB das Américas, com Avancini, vencedor em 2103, e Novak, bicampeão nos dois anos seguintes, eles chegarão à Costa do Descobrimento em alta, após o brasileiro ter feito história no Campeonato Mundial de MTB XCO (cross country olímpico), na Austrália, com a quarta colocação, ou seja, o melhor resultado de um latinoamericano na competição.

Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de “Giro de Itália do MTB”.

Por Gustavo Coelho

Compartilhe.