Tudo pronto para o início de mais uma temporada de competições da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI ). O Itajaí Open de Surf acontecerá neste próximo sábado, dia 11 de março, e se consolida como um dos circuitos mais tradicionais do norte do Estado. Será o sexto ano de realização, ratificando a cidade como uma das principais “surf citys” do sul do país. Serão três etapas até o final do ano, quando será definido o campeão da temporada de 2017 nas seis categorias que compõem o circuito: Open, Freesurf, Master, Adaptados, Advogados e Local. Em seguida ocorre ASPI realiza o Circuito Surfuturo, exclusivo para surfistas até 16 anos de idade e o Gran Master de Surf. A diretoria tem planos de realizar o Surf Noturno, evento tradicional na cidade, mas é um projeto a ser trabalhado mais adiante. A segunda etapa do Itajaí Open de Surf já está marcada para acontecer no dia 15 de junho, fazendo parte das festas de aniversário de Itajaí (SC).
O campeonato terá início às 8 horas da manhã. O local onde será realizada a competição ainda não foi definido, e a escolha vai depender onde estiver quebrando as melhores ondas. “A diretoria da ASPI sempre prezou em realizar seus eventos nas melhores condições de ondas. Vamos analisar e ver se acontece na praia Brava ou no Molhes do Atalaia”, declarou Juliano Secco, presidente da associação local. Este é seu quarto mandato alternado a frente da instituição, que hoje é uma das mais atuantes no Estado filiadas a Fecasurf. Ações paralelas da ASPI – Não são apenas as competições que a associação local tem a preocupação em fazer um bom trabalho. As ações sociais realizadas pela ASPI já são conhecidas em seus eventos, e fazem parte do contexto da competição. No último final de semana, 4 de março, foi realizado o Mutirão Ecológico de Limpeza do Molhes do Atalaia. Esta ação social reuniu cerca de 40 pessoas comprometidas com o meio ambiente da região, sendo retirada uma grande quantidade de lixo do lugar.
Já no final de semana seguinte ao evento, dia 18 de março, a ASPI estará promovendo mais uma de suas ações. Intitulado como Surf Salva, este trabalho será feito em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itajaí (SC), e capacitará os interessados em aprender sobre as técnicas de salvamento com pranchas de surf. Esta ação será durante todo o sábado, com as aulas teóricas na parte da manhã, e a prática na praia realizada no período da tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos receberão diplomas, camisetas e alimentação, sem nenhum custo, um oferecimento da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí).
Por João R. Lopes