Arpoador com alto Nível de Surfe

Foto Claudio Franco
Foto Claudio Franco

Perfeição. Essa é a palavra que definiu o dia das finais na praia do Arpoador. O berço do surf carioca aclamou, no sábado, 01 de outubro, os campeões do “Rusty Arpex Groms 2022”, válido pela quarta etapa, do Circuito Estadual de Surfe Júnior do Rio de Janeiro 2022.

Realizado pela FESERJ, o “Rusty Arpex Groms 2022” é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem co-patrocínio da Rusty e Garytos. Com ondas perfeitas de um metro, quem mostrou a boa fase e abriu as finais, com duas belas vitórias, foi Lanay Thompson. Com apenas 12 anos, a surfista, do Recreio dos Bandeirantes, venceu as categorias sub12 e sub14. E mostrou porque é o destaque nacional nas categorias com três vitórias em quatro etapas.

Na categoria sub 12, entre os meninos, o cearense Phellype Silva, foi o campeão. Em segundo, ficou João Peixoto. O líder do ranking, até esta etapa, Petrus Dantas, ficou em terceiro lugar. Deixando Eric Gratz, do Espírito Santo, em quarto.

No ranking da categoria sub 14, a corrida está bastante disputada. Nathan Hereda, Pablo Gabriel e João Victor Coutinho estão na briga. Mas foi Pablo Gabriel que levou a melhor na final do Arpoador. Deixando Petrus Dantas em segundo, Nathan Hereda em terceiro e João Victor na quarta colocação.

Nas finais do feminino, Sarah Ozório fez uma nota 7,25, a maior da final sub 16 e conquistou o título nas ondas do Arpoador. Nesta final, quem ficou com a segunda colocação foi a surfista de Búzios, Aysha Ratto, que vai representar o Rio de Janeiro e o Brasil no Isa Games. Em terceiro, ficou Luana Paes. E na quarta colocação, Luiza Friedrich.

Os meninos, da final da categoria sub 16, alternaram a liderança da final. Em sua segunda final do dia, o cabofriense Pablo Gabriel, dependeu de uma segunda nota, que não conseguiu, e terminou na quarta colocação. Mesmo realizando a maior nota da bateria, Nathan Hereda, que fez uma nota 7,50, também ficou sem uma boa segunda nota e terminou na terceira colocação. Numa disputa à parte, Rafael Lufty mostrou ser um gigante, procurando as direitas do Arpoador. Mas não conseguiu barrar a boa fase do surfista saquaremense Rickson Falcão. Nos minutos finais, Rickson fez uma boa onda e venceu a final.

A buziana Paloma Oliveiro e Luana Paes, do Recreio dos Bandeirantes, estão fazendo um duelo à parte na categoria sub 18. Líder e vice-líder do ranking disputaram a final ponto a ponto. Mas nos minutos finais, Paloma fez duas belas ondas, e levou a melhor. Deixando Luana, em segundo. Com a vitória, Paloma levou pra casa uma prancha da RUSTY. Aysha Ratto chegou a fazer a maior nota da bateria. Mas não teve uma segunda nota regular e ficou em terceiro. Já Lais Costa ficou com a quarta colocação, com duas notas fracas.

Quem começou a mil nas baterias finais foi Guilherme Lemos. O surfista, de apenas 15 anos, venceu a categoria sub 18, com as suas duas primeiras ondas. Logo no início, o surfista fez uma nota 7,50. E na sequência, surfou mais uma bela esquerda e fez 5.10, garantindo sua prancha RUSTY com a vitória. Rickson Falcão chegou a fazer uma nota 7, mas ficou com a segunda colocação. Já Sunny Pires ficou em terceiro na final. Cauet Frazão ficou em quarto, e briga pelo título estadual de 20022, junto com Sunny, Guilherme e Rickson.

O Pro do Arpoador – O Arpoador Surf Clube, convidou 8 surfistas profissionais para uma bela demonstração de surf nas esquerdas do Arpoador. E quem levou a melhor foi o surfista mais novo da disputa.

Anderson “Pikachú”, 22 anos, logo no minuto inicial, abriu o placar. Com três belas rasgadas e uma batida na junção, recebeu a nota 9.25. A sua segunda melhor nota, foi um 7,35, que fez no meio da bateria. Foram as duas melhores notas da bateria. E renderam a ele os R $400,00 de prêmio. Angelino Santos ficou em segundo. Já Marcelo Bispo terminou em terceiro. E em quarto, ficou Flávio Costa.




Compartilhe.