Alex Ribeiro lidera a disputa brasileira pelo título do Copa Tubos

Alex Ribeiro (SP) (Foto: Ricardo Malaver)Alex Ribeiro (SP) (Foto: Ricardo Malaver)

Alex Ribeiro, se vencer o Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000, neste domingo, em Punta Hermosa, nas ondas de Señoritas, sobe da quinta para a terceira posição no ranking mundial do WSL Qualifying Series e assume o segundo lugar. Outros três brasileiros, Ian Gouveia, Heitor Alves e Marcos Correa também estão na briga pelo título, juntamento com o único peruano classificado, Carlos Zapata.

Porém, os destaques do dia ficam para os dois franceses que bateram todos os recordes no sábado, Gatien Delahaye e Marc Lacomare com nota 9,43 e 16,60 pontos. A última vaga ficou com o costa-ricense Carlos Muñoz.

“Estou amarradão de estar aqui neste evento. Estou confiante, a prancha está boa e tem altas ondas aqui em Señoritas”, elogiou Alex Ribeiro. “Espero continuar com sorte de pegar ondas boas nas baterias e seguir avançando, pois pretendo vencer aqui amanhã (domingo) para alcançar a segunda posição no ranking. Eu já ganhei um QS 6000 na Austrália e espero continuar fazendo bons resultados nesses campeonatos importantes. Eu poderia até nem vir para cá. Se fosse outro lugar talvez nem iria, mas como é aqui no Peru, perto de casa, um lugar com altas ondas como Señoritas, então optei por vir para tentar aumentar a pontuação”.

O peruano Carlo Zapata vai disputar a primeira bateria do dia com Alex Ribeiro, que já subiu da quinta para a terceira posição. O duelo seguinte será entre Heitor Alves e o francês Gatien Delahaye. O recordista absoluto no pointbreak de Señoritas, Marc Lacomare, entra na terceira quarta de final com Carlos Muñoz e a última bateria ficou formada por dois brasileiros, Ian Gouveia e Marcos Corrêa.

A primeira batalha por vagas nas quartas de final também foi 100% brasileira e o cearense Heitor Alves largou na frente numa boa onda que valeu 7,43. O outro ex-top da elite do CT da bateria, Alex Ribeiro, começou bem com 5,67 e depois usou toda a potência do seu surfe nas esquerdas perfeitas de Señoritas para ganhar uma nota 7,87, que lhe garantiu a vitória por 13,54 pontos. Heitor passou em segundo e Luan Carvalho e Yuri Gonçalves foram eliminados.

O paulista Marcos Correa foi o primeiro a superar as marcas dos três primeiros dias, com a nota 8,83 e os 15,26 pontos que totalizou em sua estreia na quarta fase. Na rodada seguinte, o francês Gatien Delahaye aumentou o maior placar do campeonato para 15,87, somando notas 8,00 e 7,87 na bateria que o destaque da sexta-feira, Alex Ribeiro, passou em segundo lugar. Só que outro francês, Marc Lacomare, se tornou o recordista absoluto com nota 9,43 na melhor apresentação da semana em Señoritas, para vencer por 16,60 pontos a terceira classificatória para as quartas de final.

A última bateria do sábado foi vencida pelo pernambucano Ian Gouveia, que fez parte da elite do CT até o ano passado. Eram três brasileiros na bateria, mas o costa-ricense Carlos Munoz conseguiu achar boas ondas para despachar o catarinense Luan Wood e o paulista Samuel Pupo. No sábado, foram realizadas vinte baterias em alto nível para definir os oito finalistas, com todos os recordes da semana sendo batidos no decorrer do dia.

Dos 138 surfistas de 18 países que foram competir no primeiro evento com status QS 3000 da história no Peru, 48 representantes de onze nações chegaram no sábado, 32 deles nas oito baterias restantes da quarta fase e 16 que já haviam passado para o rounde 5 na sexta-feira. O único norte-americano caiu na quarta fase e na quinta mais seis países saíram da briga do título, Chile, Argentina, Havaí, Inglaterra, Japão e México.

Compartilhe.