Primeira nota 10 do ano no CT é de Ítalo Ferreira

O potiguar Italo Ferreira fez um aéreo sensacional nas direitas de Snapper Rocks para arrancar a primeira nota 10 do ano no World Surf League Tour masculino na Austrália. Ainda na sexta-feira, o surfista de Baía Formosa brilhou novamente, massacrando uma boa onda com uma série de manobras potentes de backside para ganhar nota 9,77 no duelo brasileiro com o paulista Caio Ibelli na terceira fase. O campeão mundial Adriano de Souza já tinha vencido sua bateria e os dois já garantiram duas chances de classificação para as quartas de final do Quiksilver Pro Gold Coast. E o Brasil tem mais um concorrente ao título confirmado, o vencedor do confronto verde-amarelo entre o campeão mundial Gabriel Medina e o estreante na elite, Ian Gouveia, que será disputado na manhã do sábado na Austrália.

 

mineiro

Fotos @WSL / Ed Sloane

A sexta-feira foi mais um longo dia de competição na Gold Coast. Começou às 7h00 com Filipe Toledo sendo eliminado por Ezekiel Lau e foi até o anoitecer, com o mesmo havaiano tirando a segunda nota 10 da temporada num tubaço incrível. Só que o vice-campeão mundial Jordy Smith ainda conseguiu vencer a bateria na onda que surfou no último minuto, também passando por dentro nas direitas de Snapper Rocks para virar o placar para 17,30 a 17,00 pontos. O sul-africano tinha começado bem surfando dois tubos e fazendo três aéreos em sua primeira onda e festejou a última vitória do dia, ofuscando a brilhante apresentação da novidade havaiana na elite dos top-34 da World Surf League esse ano.

Já a nota 10 de Italo Ferreira fez o potiguar se tornar o recordista absoluto do Quiksilver Pro com os 17,83 pontos que totalizou na vitória sobre o italiano Leonardo Fioravanti na segunda fase. O brasileiro surfou em Snapper Rocks como se estivesse em casa no Pontal de Baía Formosa, que também é um pointbreak de direitas como o da Gold Coast. Ele primeiro construiu uma boa vantagem com notas 7,83 e 6,53 fazendo manobras de borda executadas com pressão e velocidade. Depois, começou a arriscar os aéreos e acertou um full rotation espetacular, muito alto, que arrancou a primeira nota máxima do ano entre os homens.

“Eu esperei a onda certa e, quando eu vi o bowl, eu falei que agora era a hora, aí fui com tudo e acabei acertando um aéreo muito bom para tirar o meu primeiro 10 no circuito mundial”, disse Italo Ferreira. “Tinha errado um aéreo antes numa onda pequena, aí quando vi que o vento virou, decidi tentar uma coisa grande para tirar uma nota alta, porque a maré estava um pouco cheia e as ondas muito passadas, ficando um pouco difícil você atacar a junção. Ou seja, o único jeito de eu conseguir uma nota alta era tentar uma manobra grande, bem radical assim, então estou muito feliz por ter completado o aéreo e feito uma boa bateria”.

Depois, Italo Ferreira voltou ao mar na tarde da sexta-feira para enfrentar o paulista Caio Ibelli no segundo duelo verde-amarelo do dia, valendo passagem para a rodada classificatória para as quartas de final. O potiguar começou forte, destruindo uma direita com um backside vertical, variando batidas explosivas de cabeça pra baixo com grandes rasgadas para largar na frente com nota 9,77. Nos 10 minutos finais, Caio Ibelli surfou o tubo mais profundo do dia até ali e recebe 7,50, mas não consegue outra onda com potencial para tentar vencer e Italo Ferreira conquistou a segunda vitória verde-amarela na terceira fase por 14,60 a 13,27 pontos.

“Comecei bem a bateria e deixei ele (Caio Ibelli) pegar a primeira onda da série, porque sabia que a segunda ia ser melhor. Foi essa a estratégia que eu vi o Joel (Parkinson) usar nas baterias dele, então consegui fazer um 9,77 na primeira onda que me deixou mais calmo e confiante para o restante da bateria”, contou Italo Ferreira, que vai encarar dois campeões mundiais na segunda disputa por vaga nas quartas de final, John John Florence e Joel Parkinson.

Antes de Italo Ferreira, o capitão da “seleção brasileira”, Adriano de Souza, foi o primeiro a vencer na terceira fase. Ele competiu muito bem de novo, combinando grandes arcos com batidas e rasgadas nas direitas de Snapper Rocks e surfando tubos também na bateria com o australiano Stuart Kennedy, semifinalista na Gold Coast no ano passado. Com duas notas na casa dos 7 pontos, Mineirinho ganhou seu primeiro duelo eliminatório do ano e vai disputar a primeira vaga direta para as quartas de final com o defensor do título do Quiksilver Pro, Matt Wilkinson, e o norte-americano Kolohe Andino.

“Estou feliz com essa vitória. O Stuart (Kennedy) é um competidor incrível nessa onda e lá dentro não existe favoritismo, vai ganhar quem pegar as melhores ondas, quem estiver mais conectado com o mar”, disse Adriano de Souza, que já morou na Gold Coast quando ainda era uma jovem promessa do surfe brasileiro.

Por João Carvalho

 

Compartilhe.