O forte calor exigiu muito dos quatro mil atletas presentes ao 21ª edição do Revezamento Volta à Ilha, que há 21 anos é uma das maiores corrida da América Latina. O evento ocorreu no último sábado (15) na cidade de Florianópolis e teve as primeiras largadas na madrugada e percorreram 17 trechos de praias, trilhas, dunas e asfalto ao redor da Ilha da Magia. Contrariando o protocolo, a dupla Matheus Trindade e Fernando Bezerra, representando a equipe Companhia dos Cavalos (RS), correu durante todo tempo próximo ao recorde do evento e por pouco não estabeleceu nova marca para a prova. Em um sábado inspirado a dupla definiu uma estratégia perfeita para levar o título da prova.
Com a definição dos campeões na prova em duplas, a grande expectativa ficou para a definição de quem seria o campeão geral da prova. As equipes de elite tradicionalmente largam às 7h15 por serem as mais velozes e neste ano o duelo pelo primeiro lugar ficou entre a equipe de Campinas (SP) – D Run Bionexo Skechers II – e os atuais campeões da Cia dos Cavalos (RS).
https://www.youtube.com/watch?v=rfS–K4zprM&feature=youtu.be
Durante os 140km as equipes paulistas e gaúchas estiveram próximas, mas sempre com vantagem para a equipe de Porto Alegre, que chegou a abrir um bom tempo após a metade da prova. A reação dos campineiros aconteceu em um ponto chave da prova: o Morro Maldito. Com uma performance incrível no novo trecho do Revezamento Volta à Ilha, o atleta da D Run Bionexo Skechers II tirou a grande vantagem dos gaúchos colocando sua equipe de volta à briga. No trecho seguinte, a equipe paulista já estava na frente e a vitória foi conquistada na reta final com apenas quatro minutos de vantagem – 9h08min30seg contra 9h12min41seg.
Por Danilo Caboclo / Fotos Christian Mendes