WSL será o principal caminho para as Olimpíadas 2020

O World Surf League Championship Tour 2019 será o principal caminho para os melhores surfistas do mundo conseguirem se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O ranking mundial no final da temporada determinará 18 das 40 vagas para as Olimpíadas, dez homens e oito mulheres. Os outros 22 serão selecionados em dois eventos organizados pela International Surfing Association (ISA), os Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima no Peru e o ISA Surfing Games de 2020.

As dezoito vagas do WSL CT têm uma condição a ser cumprida, de que um país não poderá classificar mais de dois atletas por gênero, masculino e feminino. Isso significa que, por exemplo, se a Austrália qualificar três atletas, apenas dois poderão ir para as Olimpíadas e a outra vaga ficará para o próximo surfista de um país diferente mais bem colocado.

Após o encerramento da temporada no Havaí, o ranking mundial da World Surf League apontará os 18 primeiros classificados para representar seus países na estreia do surfe valendo medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Todos os atletas terão que atender aos requisitos de elegibilidade da ISA e do COI (Comitê Olímpico Internacional), além dos seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais.

Compartilhe.