Vitória “em casa” motiva Edmilson Eufrásio

Vindo como franco atirador desde as primeiras fases, Edmilson Eufrásio surpreendeu os favoritos e saiu na frente no ranking da Open no Maresia Sul Catarinense de Surf. O surfista local de 29 anos também marcou preciosos pontos para o SC QS 6000, novo formato do Circuito Catarinense de Surf Amador implantado pela Fecasurf neste ano. Com ondas volumosas e com a formação afetada pelo vento sul, o conhecimento do pico foi crucial para a vitória de Eufrásio. Na final ele derrotou nomes de peso do surf no Estado como Raphael Becker, campeão catarinense profissional de 2003, o experiente Álvaro Bacana e Eloin Travisani, excelente competidor de Itajaí (SC).

O campeão festejando com os amigos após a vitória na categoria Open / Foto Basilio Ruy.

O campeão festejando com os amigos após a vitória na categoria Open / Foto Basilio Ruy.

Edmilson teve seu início no surf como muitos garotos humildes pelo Brasil. Cria da comunidade do Farol, começou aos 12 anos surfando em pé num bodyboard, e logo passou para uma prancha emprestada que era de seu tio. Da prancha original que ganhou de um amigo (tamanho 6´1), o shaper Gustavo Satto (que continua fazendo as pranchas de Edmilson até hoje) descascou o bloco e transformou o shape em uma 5´8. A evolução em suas performances foi nítida, e a partir daí começou competir em diversos eventos pelo litoral sul, se transformando em um dos destaques da região.

O surf atua como válvula de escape no seu dia-a-dia, e a vitória no Maresia Sul Catarinense de Surf trouxe confiança para o local do Farol. “Sempre acompanhei a carreira do Raphael Becker, Álvaro Bacana e sei da qualidade e dos resultados do Eloin nos eventos pelo Estado. Sabia que seria difícil, mas que poderia surpreender”, revelou com humildade Edmilson. A vitória nesta etapa trouxe motivação para o “local hero” do Farol e para todos os surfistas da região. A preparação já começou para o próximo desafio, que acontecerá nos dias 18 e 19 de março em Garopaba (SC), no Circuito Silverbay Garopaba 2017. Será a 2ª parada do Circuito Sul Catarinense de Surf, e também valerá pontos para o SC QS 6000 da Fecasurf. Edmilson Eufrásio defenderá a liderança do ranking sul catarinense e espera repetir o excelente resultado do Farol.

Por João R. Lopes

Compartilhe.