Travessia Camburi-Alcatrazes pode se repetir em 2018

Um desafio de resistência, coragem e determinação pode se repetir em 2018. O nadador amador e empresário Ricardo Augusto de Oliveira, 50, numa palestra realizada no auditório da academia Competition, na capital paulista, no mês de agosto, expressou sobre o projeto de realizar um evento a nado entre a Praia de Camburi, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, até o limite legal do arquipélago de Alcatrazes. A distância entre os pontos atinge 40 Km.

Ricardo atravessou pela primeira vez em abril de 2016. Na ocasião, seu objetivo foi chamar a atenção para necessidade de preservação da área – um conjunto de ilhotas com grande diversidade de espécies de peixes e pássaros.

Desde então, o nadador tem levado essa experiência para palestras e também tem se empenhado na realização de provas aquáticas no mar. A meta é cada vez mobilizar mais gente em torno da necessidade da criação de um parque nacional marinho na região. “Queremos também homologar o percurso junto aos órgãos governamentais”, afirma o empresário que também estuda a possibilidade de repetir o feito em 2018, mas como uma prova de natação no local.

A travessia Camburi-Alcatrazes tem distância similar á da travessia do Canal da Mancha, braço de mar que liga o sul da Inglaterra ao norte da França. Ele afirma que para a travessia de 2016, na condição de atleta não-profissional, se preparou com treinos diários de três a quatro horas durante seis dias por semana, por mais de dois anos. Ele teve treinador e uma equipe de apoio para enfrentar 12 horas de natação.

Por Edianez Parente

Compartilhe.