Toyota Pro: seis brasileiros nas oitavas

Alejo Muniz won his Round 4 Heat at the Maitland and Port Stephens Toyota Pro at Merewether BeachAlejo Muniz won his Round 4 Heat at the Maitland and Port Stephens Toyota Pro at Merewether Beach

Os brasileiros brilharam nas ondas de três pés que quebraram nesta sexta-feira em Merewether Beach, na Austrália. Dos seis que disputaram classificação para as oitavas de final do tradicional Surfest Newcastle, apenas Jean da Silva não passou porque estava numa bateria 100% catarinense contra Alejo Muniz e Yago Dora. Outro catarinense, Willian Cardoso, o paulista Jessé Mendes e o cearense Michael Rodrigues, também seguem na disputa do título do QS 6000 Maitland and Port Stephens Toyota Pro.

Yago Dora (SC) / Foto Tom Bennett

Yago Dora (SC) / Foto Tom Bennett

A quarta fase masculina começou com o catarinense Willian Cardoso que se classificou em segundo lugar para as oitavas de final na bateria vencida pelo havaiano Ezekiel Lau, uma das novidades do CT esse ano. Willian usou o seu “power surf” para tirar uma nota 8,33 que decidiu sua classificação, eliminando o australiano Reef Heazlewood. O catarinense vai agora encarar um local de Newcastle, Ryan Callinan, na segunda oitava de final. Entre os brasileiros, o cearense Michael Rodrigues foi um dos destaques do dia. Ele fez grandes apresentações, acertou as manobras e recebeu duas notas na casa dos 8 pontos para derrotar dois australianos, Cooper Chapman e Nicholas Squiers. Os 16,24 pontos do cearense só foram batidos no último confronto do dia pelo italiano Leonardo Fioravanti, que atingiu 16,43 na bateria que eliminou o argentino Santiago Muniz.

Michael Rodrigues terá agora um duelo brasileiro com o paulista Jessé Mendes nas oitavas de final. O bom é que um já está garantido nas quartas de final, mas um sairá da briga do título no primeiro QS 6000 do ano. Jessé também competiu sozinho contra dois surfistas de outros países e superou o português Frederico Morais na briga pelo segundo lugar, despachando o novo top do CT por 11,43 a 9,74 pontos. O vencedor foi o francês Jorgann Couzinet com 11,60. Duas baterias depois, três catarinenses entraram no mar para disputar duas vagas para as oitavas de final. Alejo Muniz perdeu sua vaga no CT no ano passado e começou bem, atingindo imbatíveis 13,60 pontos com as notas 6,83 e 6,77 das primeiras ondas que surfou. A briga pelo segundo lugar foi acirrada e definida por décimos de diferença, com o jovem Yago Dora barrando Jean da Silva por 10,90 a 10,33 pontos.

Por João Carvalho

Compartilhe.