Tri no Encontro Paulista de Escolas de Surf

 

Adriano Camargo Encontro Paulista de Escolas de Surf Praia da Baleia Foto Munir El HageCom recorde de inscritos (14 equipes), terminou no último domingo a quinta edição do Encontro Paulista de Escolas de Surf, em ondas de meio metro na praia da Baleia, em São Sebastião (SP), considerado um dos melhores picos para iniciantes no litoral do Estado. Vencedora na prova de Bertioga e quarta colocada na etapa da Baleia, a Escola Adriano Camargo garantiu o terceiro título consecutivo no Encontro Paulista de Escolas de Surf. “A molecada está de parabéns, pois atingimos nosso objetivo. Agora, é seguir com o trabalho”, diz Adriano Camargo, técnico e surfista profissional.

Localizada na praia de Juqueí, a escola campeã atua desde 2001 e criou o projeto social Cambaquara, focado nas crianças e adolescentes carentes da região, com aulas gratuitas. “A dedicação dos garotos é impressionante e temos colhido bons frutos desse trabalho. Porém, continuamos sem qualquer ajuda da iniciativa privada ou da prefeitura. Se conseguíssemos um patrocinador, poderíamos melhorar e até ampliar o trabalho”, destaca Camargo, responsável pela escola que leva seu nome.

IGM 1 Encontro Paulista de Escolas de Surf Praia da Baleia Foto Munir El Hage1Assim como na primeira etapa, Carlos Gabriel (Escola Adriano Camargo) faturou a Kanui Best Wave e levou de prêmio um vale-compras oferecido pela Kanui. Ele aplicou três manobras bem definidas para conquistar 8,83 pontos e garantir a bonificação extra oferecida pela gigante do comércio eletrônico.

Com duas equipes, o Instituto Gabriel Medina (IGM) fez bonito em sua primeira participação ao emplacar duas equipes na final. “O desempenho foi muito bom e faltou pouco para uma dobradinha. Conseguimos mostrar a importância do trabalho em equipe, pois alguns surfistas que vinham bem, não tiveram o mesmo rendimento na final. Em contrapartida, outros se destacaram e mantiveram o equilíbrio no time”, explica Alex Leco, um dos responsáveis pela parte técnica do IGM.

Fabricio Rocha IGM 1 _ Encontro Paulista de Escolas de Surf Praia da Baleia Foto Munir El HageDe acordo com Leco, a prova serviu para se conhecer melhor os atletas. “O trabalho foi iniciado há pouco tempo (01/02) e esta foi a primeira oportunidade para adquirir confiança entre surfistas e técnicos. A presença do Charles (Saldanha, padrasto e técnico do Gabriel), assim como da Simone (mãe e presidente do Instituto GM), deixou as crianças radiantes. Essa competição serviu como base para seguirmos adiante. O Encontro Paulista de Escolas de Surf é um dos nossos objetivos para a temporada de 2017”, afirma Leco.

Como destaque individual, o técnico aponta Cauã Gonçalves, Higor Souza, Fabricio Rocha e Sophia Medina. “O Cauã ao longo do evento teve o melhor desempenho. Mas, na final, não conseguiu surfar. Porém, o Fabrício veio numa crescente durante toda a prova, assim como o Higor, que começou como reserva e virou um de nossos coringas. A Sophia fez grande diferença na final, já que conseguiu pontuações expressivas e ajudou o time 1 chegar à vitória”, explica.

Mesmo sem chegar à semifinal, os alunos do Projeto Semente, de Praia Grande (SP) comemoraram muito a participação no Encontro Paulista de Escolas de Surf. Comandado pelo freesurfer Luiz Gonçalves, o projeto teve início no ano passado. “Foi mais que um aprendizado. Considero um presente. A competição foi muito bem organizada, com excelente estrutura. Deixou nossos ‘atletinhas’ com o sentimento de ‘quero mais’”, ressalta Fabio Doncev, técnico do time.

Resultado da Etapa

1º IGM 1

2º Centro de Atletas de Bertioga

3º IGM 2

4º Adriano Camargo 1

Por Nancy Geringer / Fotos Munir El Hage

Compartilhe.