SP Contest movimenta o mercado “beachwear” paulistano

Surf Trip SP Contest Camburi / Foto Munir El HageSurf Trip SP Contest Camburi / Foto Munir El Hage

Mesmo sem praia, a cidade de São Paulo conta com um circuito exclusivo para moradores da região, com etapa decisiva neste fim de semana na praia de Maresias, em São Sebastião. Distante cerca de 75 quilômetros do litoral e considerada a maior cidade do Hemisfério Sul, São Paulo compete com as principais surf cities do mundo (Los Angeles – EUA – e Rio de Janeiro) pelo protagonismo no que refere-se ao lifestyle da praia, embora tenha caráter genuinamente cosmopolita.

Surf Trip SP Contest Camburi / Foto Munir El Hage

Esse protagonismo reluz em várias vertentes do segmento, como na indústria de confecção e no varejo, e resulta também em um circuito forte e exclusivo para moradores da região. Logo de cara, os números do SP Contest impressionam, assim como essa cidade conhecida por inúmeros superlativos. A começar pela longevidade de quase duas décadas. Precisamente há 16 anos, o SP Contest percorre todo litoral paulista totalizando mais de 500 participantes competindo em toda sua história.

“Os atletas ganharam cerca de 270 pranchas e foram mais de 2,5 mil kits de premiação distribuídos nestes anos, sem contar as viagens internacionais e nacionais. O resultado de um trabalho como este a gente vê com o surgimento de vários talentos, como o Thiago Meneses, Ryan Kainalo, entre outros que deram os primeiros passos da vida competitiva no SP Contest”, ressalta Dadá Nascimento, idealizador e organizador do circuito.

Na linha de frente, Nascimento, atua em parceria com empresas líderes do segmento. Pelo quarto ano consecutivo, a rede de lojas Surf Trip – pertencente ao grupo formado ainda pelas redes KYW e Super Tubes, além de marcas MCD e …Lost, consideradas Top of Mind do mercado. “São empresas que mesmo com a retração do mercado seguem investindo no esporte”, explica Marcio Bernardinello, proprietário da rede de lojas.

Embora o mercado esteja retomando fôlego, os números no que se refere ao segmento são expressivos, principalmente no Sudeste. Diferente da maioria do litoral brasileiro, 90% do consumidor de São Paulo (e também do Rio de Janeiro) é praticante do surfe, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae apontam três milhões de praticantes de surfe no Brasil e 30 milhões de consumidores de surfwear. Com crescimento médio de 10% ao ano, o faturamento desta indústria é R$ 9 bilhões (7% do produto interno bruto, sem incluir os setores de equipamentos e acessórios – chegando a 13%). O segmento responde por 15% da produção da indústria têxtil, em conjunto com moda urbana (streetwear) e moda praia (beachwear).

Por Nancy Geringer

Compartilhe.