Na última quarta-feira, dia 4, no Rip Curl Women´s Pro, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore comemorou a quarta vitórias em sua oitava final em Bells Beach. Uma das decisões, a australiana perdeu para Silvana Lima, que em 2009 tocou o sino do troféu de campeã. Essa final poderia até ser reeditada esse ano, mas a jovem havaiana Tatiana Weston-Webb pegou a melhor da bateria fraca de ondas e a cearense não conseguiu reeditar as boas atuações que a levaram até as semifinais. Com o terceiro lugar, Silvana subiu de nono para sétimo no Jeep Leaderboard da World Surf League.

Na disputa seguinte, a australiana teve muito trabalho para superar a adolescente americana Caroline Marks. A surfistinha de apenas 16 anos começou bem numa onda que valeu 8,77 e Stephanie Gilmore precisou correr atrás, só garantindo a classificação para a sua oitava final em Bells Beach na onda que surfou nos últimos minutos. E foi com chave de ouro, massacrando a direita com uma série de manobras que arrancou a maior nota do evento na categoria feminina, 9,07. Com ela, virou o placar para 17,00 a 15,44 pontos.

Na grande final, Stephanie seguiu fazendo uma boa escolha de ondas e usando o seu surfe polido, alongando as manobras de borda em grandes arcos para tirar duas notas na casa dos 7 pontos. A havaiana Tatiana Weston-Webb mostrou um backside mais agressivo e chegou muito perto da vitória duas vezes. Quando precisava de 7,77 pontos para vencer, recebeu 7,37 na melhor onda da bateria. Com ela, diminuiu a diferença para 6,80 e Gilmore deixou passar uma onda no último minuto para Tatiana arriscar tudo, porém a nota saiu 6,57 e o placar do tetracampeonato da australiana ficou em 14,17 a 13,94 pontos.

Com a vitória, Stephanie Gilmore tirou a lycra amarela do Jeep Leaderboard da norte-americana Lakey Peterson, para usa-la na próxima etapa, em Margaret River. Com os 7.800 pontos do vice-campeonato, Tatiana Weston-Webb subiu da 13.a para a quinta colocação. Empatadas em terceiro lugar no Rip Curl Pro Bells Beach, Caroline Marks foi da quinta para a terceira posição no ranking e Silvana Lima saiu do nono para o sétimo lugar.

Por João Carvalho

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.