Palhaço surfista mostra talento no mar e encanta crianças de Santos

Palhaço Saracura surfando em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)Palhaço Saracura surfando em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)

O site G1 Santos e Região publicou uma matéria muito “engraçada”, da Região conhecida por revelar grandes talentos para o surfe mundial, onde abriga surfistas de todas as idades e de todos os estilos mais curiosos. E é de lá, do Litoral de São Paulo, onde rolam as ondas que já foram surfadas por Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, o palco de Raphael Bernadelli, de 34 anos, que uniu duas paixões de infância, o circo e o surfe, para encantar as crianças de Santos.

Extrovertido e muito brincalhão, Raphael percebeu que tinha talento para divertir crianças e adultos durante a adolescência, quando teve contato com um vizinho do prédio dele. “Era o palhaço Serelepe. Eu perguntei se podia trabalhar com ele em uma festa. Na primeira festa, em Praia Grande, eu fui ligar a caixa de som e queimei o som”, conta ele. Mesmo com a gafe, no primeiro dia de trabalho, Raphael conseguiu conquistar, aos poucos, as gargalhadas de muitas crianças e a confiança do Serelepe. Durante muitos anos, ele fez parte do Serelepe e Cia, como o palhaço Saracura. “Serelepe foi um grande pai para mim. Aprendi muito de palhaço com ele. Tenho muita saudade dessa época”, diz.

Há cerca de 8 anos, Raphael seguiu com o trabalho solo. Ele diz que se sustentar como palhaço não é fácil porque há pouca valorização dos profissionais. Mesmo diante das dificuldades, ele diz que isso não interfere na alegria de Saracura. Para Raphael, lidar com crianças é muito prazeroso por elas serem muito verdadeiras. De acordo com ele, o reconhecimento do público é a melhor parte do espetáculo. “A criança é pura. Não tem palavras para a magia desse trabalho. A criança sente quando você está falando sério, sendo mal, ela sente e até fala que não tem graça. As pessoas te aplaudindo, não tem preço”, diz.

Quando tira o figurino, o palhaço vira um amante de esportes radicais. Ele surfa em ondas gigantes e nas ondas dos navios do Porto de Santos. No Parque Municipal Roberto Mário Santini, o palhaço faz manobras de skate e, na Ponta da Praia, adora andar de caiaque. Até que, certo dia, resolveu unir as duas paixões e virou o palhaço surfista. Com a roupa toda colorida, peruca e nariz de palhaço, ele se diverte pegando onda no mar e também arranca gargalhadas de adultos e crianças no quebra-mar, em Santos. “É uma brincadeira que eu faço quando alguém pede ou tem algum evento. Eu faço com o maior prazer”, falou.

Durante o bate-papo com a equipe do G1, o palhaço surfista até atraiu uma pequena garotinha que resolver surfar junto com ele. Na plateia, outras crianças aplaudiram o desempenho do surfista no mar. Ele diz que já participou de campeonatos pelo país e, que se conseguisse apoio, gostaria de ver e sentir de perto as ondas gigantes do Havaí. Enquanto isso, ele vive a adrenalina no esporte e o prazer de levar alegria a quem quer que seja.

Palhaço Saracura surfando em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)

Palhaço Saracura surfando em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)

Fonte G1 – Texto Mariane Rossi

Assista ao vídeo do Palhaço Saracura no Portal G1 Santos

 

Compartilhe.