Miguel Tudela, primeiro surfista do Peru a vestir a lycra amarela da WSL

Miguel Tudela / Foto Tony Heff/WSLMiguel Tudela / Foto Tony Heff/WSL

As finais femininas do Maui Pro apresentado pela Roxy foram adiadas na terça-feira, mas na ilha de Oahu teve show nos tubos de Pipeline e Miguel Tudela fez história no Havaí. Ele vai ser o primeiro surfista do Peru a vestir a lycra de competição do World Surf League Championship Tour. Miguel foi o único sul-americano entre os 32 convidados para disputar o Pipe Invitational e ganhou uma das duas vagas disputadas para participar da histórica 50ª edição do Billabong Pipe Masters apresentado pela Hydro Flask. A primeira chamada para a estreia dos melhores surfistas do mundo na quarta-feira é às 7h no Havaí, 14h no fuso de Brasília.

O peruano e o havaiano Joshua Moniz, vão completar as baterias dos três brasileiros que já conquistaram o título mundial e venceram o evento realizado em homenagem a Andy Irons na ilha de Oahu. O vencedor do Pipe Invitational, Joshua Moniz, foi para a do Gabriel Medina e do Adriano de Souza. Já Miguel Tudela, vai encarar o atual campeão, Italo Ferreira, que defende o título conquistado na final brasileira do ano passado com Gabriel Medina em Pipeline.

Miguel Tudela superou oito havaianos para conseguir este feito inédito para o Peru, dois deles na grande final do Pipe Invitational. Na bateria que fechou a terça-feira de ondas desafiadoras no maior palco do esporte, Joshua surfou dois tubaços que valeram 9,60. Miguel já havia conseguido essa maior nota do evento na segunda bateria que disputou em Pipeline. Na decisão, a maior nota do peruano foi 7,27, que somou com 5,83 para superar Eala Stewart por 13,10 a 12,50 pontos, com Ian Gentil ficando em último com 6,10 apenas.

“Eu nem imaginava em estar aqui competindo, até receber um telefonema da Billabong me convidando semanas atrás”, contou Miguel Tudela. “Foi incrível poder surfar essas ondas só com três caras dentro d´água e estou muito feliz por ter conseguido uma vaga para o Pipe Masters”.

Compartilhe.