Miguel Pupo é o campeão do QS 10000 da Espanha

Miguel Pupo-SP (Laurent Masurel / WSL via Getty Images)Miguel Pupo-SP (Laurent Masurel / WSL via Getty Images)

Só dá Brasil nos QS 10000, com Miguel Pupo conquistando a terceira vitória verde-amarela na terceira etapa com status máximo do WSL Qualifying Series esse ano. A decisão do título do Abanca Galícia Classic Surf Pro foi contra o norte-americano Jake Marshall, que impediu uma final brasileira na Espanha, ao barrar o potiguar Jadson André nas semifinais. Jadson retomou a liderança no ranking do WSL Qualifying Series e já garantiu uma das dez vagas para o CT 2020, com o terceiro lugar em La Coruña. Miguel Pupo saltou da 23ª para a terceira posição e ficou muito perto de confirmar a sua, assim como outro paulista, Alex Ribeiro, que está em segundo lugar. É o Brasil dominando o topo do ranking de acesso para o WSL Championship Tour.

“Eu, realmente, não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora”, disse Miguel Pupo, que colecionou seu quarto título nas etapas com pontuação máxima do QS. “Eu tive alguns anos difíceis e é incrível estar de volta ao pódio e, principalmente, com a vitória. Eu acho que venho tendo a sorte de vencer os eventos certos na hora certa. Eu perdi cedo no US Open (QS 10000) e passei a trabalhar mais forte ainda, então agora veio a recompensa. É o resultado que eu precisava para ganhar mais confiança para os próximos eventos, porque eu quero voltar ao CT esse ano”.

Miguel Pupo e Jadson André foram os únicos brasileiros que chegaram no sábado decisivo do terceiro QS 10000 do ano. Os outros dois também foram vencidos pelo Brasil, com Deivid Silva ganhando o primeiro em Ballito na África do Sul e Yago Dora sendo o campeão do US Open of Surfing na Califórnia. O próximo é na Europa também, o EDP Billabong Pro Ericeira nos dias 24 a 29 de setembro na Praia Ribeira D´Ilhas, em Portugal.

Com a vitória na Espanha, Miguel Pupo atingiu 17.900 pontos no ranking e o novo vice-líder, Alex Ribeiro, já ultrapassou a barreira dos 18.000 pontos, que praticamente garante um lugar entre os dez indicados pelo WSL Qualifying Series para a elite do CT. O potiguar Jadson André sim, já está 100% garantido, por chegar a 22.500 pontos com o terceiro lugar nas ondas da Playa Pantin, onde se destacou com seus aéreos. Os vencedores das outras duas etapas do QS 10000, Deivid Silva e Yago Dora, também estão no G-10, mas Deivid dispensa sua vaga no momento, por já estar entre os top-22 do CT que são mantidos na elite dos top-34.

Compartilhe.