Freesurfer Kauai recebe apoio da Millennium Brasil

Kauai Zanetti em Maresias / Foto Sebastian Rojas
Kauai Zanetti em Maresias / Foto Sebastian Rojas

Sempre quando nos deparamos com imagens em vídeos ou fotos nas redes sociais de surfistas que não estão nas mídias ou nem nos principais campeonatos, mas surfando picos épicos, ondas perfeitas, com estilo e longe dos “crowds”. Muitos até com potencial para disputar uma etapa QS. A gente se pergunta: Quem é este cara? Pois bem! Esses são os famosos “freesurfer”, uma “tribo” onde a única preocupação é da diversão, pegar ondas perfeitas, curtir o “lifestyle”, pelo simples prazer de surfar.

Foto Arquivo Pessoal/Divulgação

Várias ocasiões fazem um surfista trilhar este caminho. Há aqueles que gostam simplesmente de conhecer outros lugares, outras culturas; não se adaptam ao modelo das competições ou prezam pela proximidade dos familiares e amigos. Agora, qual é a marca que embarca com um tipo de surfista “freesurf” – independente?

Observando esta “tribo” a Millennium Foam Brasil, fabricante de um dos melhores blocos de surfe do mundo e responsável em dar a máxima qualidade ao principal equipamento do surfista: a prancha, ferramenta essencial, resolveu embarcar e incentivar o jovem do Guarujá, litoral sul de São Paulo, que leva a vida com este estilo.

Kauai Zanetti em Punta Roca, El Salvador / Foto Carlos Perez

Kauai Zanetti, 29 anos, é o “freesurfer” do estilo “lifestyle”, que tem experiência em vários tipos de ondas, ele já viajou para Costa Rica, México, Galápagos, Chile, Indonésia e Hawaii, de onde chegou recentemente de uma temporada havaiana, e aprimorou ainda mais o seu surf em picos como Maui, Hookipa, Jaws, Honolua Bay, Pipeline e Backdoor, Off The Wall, Rocky Point, Sunset, Gas Chambers e Backyards. Ufa! Haja fôlego e energia!

Seu “background” e peculiaridade foram o que o fez não trilhar a rota do universo competitivo, apesar de ter participado de vários campeonatos nas categorias de base. “O surfe é o amor da minha vida, mas quando era criança e comecei a correr algumas competições colegiais não me dei bem, sempre ondas pequenas, e com 1,96m de altura me sentia em desvantagem. Sempre me vi mais feliz pegando ondas boas com meus amigos em algum lugar irado do mundo (risos)”.

Kauai Zanetti em Off The Wall / Foto Sebastian Rojas

Kauai vem de uma família de surfistas. O pai José Roberto Zanetti, de 58 anos, e o irmão Maui Zanetti, de 23 anos, também são surfistas. Com cinco anos ele ganhou a sua primeira prancha do pai Zanetão, como é conhecido na roda dos surfistas  da velha escola. Mas, foi aos 12 anos que o amor pelo surfe aflorou em Kauai.

Na sua ida ao templo da modalidade nesta temporada de 2018, o Havaí, o guarujaense contou com o apoio da Millennium Brasil, que mantém desde maio de 2017. Ele viajou com um quiver de quatro pranchas: levou a 5’11; a outra era 6’3; a 6’7 e uma 7’4, e encarou diversos tipos de mares. Todas produzidas pelo shaper Alexandre Flora, da Akiwas Surfboards. “Depois que as minhas pranchas passaram a ser fabricadas com esses novos blocos percebi uma considerável evolução no meu surfe. As manobras ganharam mais pressão, principalmente as cavadas e nas manobras aéreas mais altura, mesmo mantendo o mesmo tamanho e tipo de shape. É um bloco com muita resistência e flexibilidade”, disse Kauai.





Continua. “Eu sempre quebrei muitas pranchas, sempre associando ao meu peso e também as manobras em ondas ‘power’ (fortes). E era sempre quando a prancha já estava adaptada ao meu surf que quebrava. E depois de reparada, a prancha já não tem a mesma performance. Aí eu tinha que fazer outra e começar todo o processo de adaptação novamente. Com essas últimas, que fiz com o bloco da Millenium, surfei bombas e não quebrei nenhuma.”, conclui.

Sobre a nova opção de blocos no mercado de surfe nacional, Kauai explica que estava na hora de chegar ao Brasil produtos com mais qualidade. “Aqui nós estávamos precisando de um foam com qualidade e resistência, eu costumava quebrar em média de quatro a cinco pranchas por ano e achava normal, mas de um ano para cá isso mudou, em 2017 não quebrei nenhuma e pegando as mesmas ondas e com mais potência ainda. É um bloco diferenciado e ele atende todos os níveis de surfe. Elas suportaram bem as grandes ondas havaianas desta temporada 2018”, relata.





Para o CEO da Millennium Brasil, Vitor João de Freitas Costa, o “freesurf” foi mais um canal para mostrar a qualidade e eficiência dos blocos. “O Kauai sempre chamou a atenção porque surfa com radicalidade em ondas grandes e pequenas. Ele sempre se destacou no mar. É versátil em qualquer tipo de onda e nós escolhemos investir nesta modalidade para difundir ainda mais os nossos blocos no Brasil e fora também. A parceria continua em 2018, e no que ele precisar em relação aos blocos estamos com as portas abertas”, disse.

Mais um pouco sobre o Kauai
Posicionamento na prancha? Regular
Pico favorito? Jaws, mas ainda só surfei uma vez e não estava muito grande.
Melhor onda até hoje? Minha melhor onda da vida foi em Maresias.
Sonha surfar que onda? Jaws em melhores condições.
Viagem dos sonhos? Pohnpei Island – P-Pass é a onda
O que é ser um freesurfe para você? É viver o lifestyle do surf, se sentir parte daquele ambiente e protegê-lo, como casa.
Melhor bloco: Millennium Foam

Millennium Foam – importados dos EUA, com sede em Los Angeles, na Califórnia (EUA), é uma das maiores fabricantes de blocos de poliuretano do mundo, que agora é comercializado em território nacional pela Millennium Foam Brasil, representante exclusiva, devidamente instalada em Indaiatuba, Interior de São Paulo, comandada pelos empresários e surfistas Vitor João de Freitas Costa e Luciano Bonavita. O Bloco Millennium é um produto que possui característica diferente do tradicional poliuretano utilizado na fabricação das pranchas nacionais. O poliuretano da Millennium são os mais utilizados no exterior e uma das marcas que utiliza é a Al Merrick, da Channel Island, uma das maiores fabricantes de pranchas do mundo.

Por Charles Roberto

Compartilhe.