Final do Rip Curl Grom Search promete confronto acirrado

Cauã Costa / Foto Marcio DavidCauã Costa / Foto Marcio David

O confronto pelo título da categoria mirim (até 16 anos) e pela vaga para a final internacional do Rip Curl Grom Search é a grande atração na etapa decisiva do Circuito, nestes sábado e domingo (23 e 24), na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. O catarinense Heitor Mueller chega como líder, após a vitória em Garopaba/SC, e tem como principal rival o cearense radicado no RJ, Cauã Costa, segundo colocado no ranking.

Atual campeão brasileiro sub14, Heitor compete pela primeira vez na Barra, mas não sente a pressão. “Vou chegar lá e dar o meu melhor, independente de ser líder. Estou muito animado. O campeonato é irado e tomara que tenha boas ondas”, afirma. “Nunca surfei na Barra, mas gosto dessa vibe de praia nova. Estou indo antes para me adaptar”, conta.

Ele sabe que pode ter uma comemoração dupla, com o novo título e a vaga para a final internacional do evento em 2020, em algum lugar do Mundo, com a viagem oferecida pela Welcome Surftrips, premiação também entregue para a categoria feminina. “Primeiro seria o resultado de muito esforço, meu e da minha família e de meus amigos. Depois tem a chance de disputar o Rip Curl Grom Search lá fora. Seria demais. Mas como meu pai diz, um passo de cada vez, uma bateria de cada vez”, ressalta.

Já Cauã, conta com a experiência no Circuito e competirá “em casa”. O surfista foi campeão do Rip Curl Grom Search na categoria sub14, em 2017, e vice na mirim no ano passado. “Minhas expectativas são as melhores. Estou muito focado para vencer a etapa e, se Deus quiser, ser campeão do Circuito”, adianta.

“Estou bem animado para competir em casa. Me sinto muito bem surfando lá. É uma onda muito boa”, reforça Cauã, sabendo da importância da vaga para a final mundial. “Representa que os meus treinos, a minha determinação, meu foco, meu trabalho avaleram a pena”, completa o surfista.

O evento também contará com as disputas na feminina, também valendo vaga na final internacional, na iniciante (sub14) e na grommet, para surfistas com limite de até 12 anos. Fora do mar, o evento contará com diversas atrações e a tradicional confraternização entre os atletas.

Por Fabio Maradei

Compartilhe.