Jovem Transformar define ações em Ubatuba

Um cronograma de ações articuladas em rede, protagonizadas por jovens e organizações ambientais e de proteção à criança e ao adolescente em Ubatuba (SP), será o principal objetivo do II Encontro Jovem Transformar, que acontecerá na cidade do Litoral Norte de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de junho, como parte da programação da 4ª Semana do Mar, realizada pelo Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil.
O I Encontro Jovem Transformar aconteceu entre há exato um ano, integrando a programação da 3ª Semana do Mar. A ideia do Encontro evoluiu a partir do Programa “Nosso Papel de Futuro”, promovido pelo Projeto Tamar com apoio da Petrobras. Após 14 meses, os jovens participantes do Programa manifestaram interesse em dialogar com outros jovens sobre seu papel de futuro em uma cidade cheia de potenciais e desafios sociais, naturais e culturais.

E de fato o I Encontro Jovem Transformar se transformou em momento histórico pelo envolvimento, na fase preparatória e durante o evento, de 22 instituições parceiras da área da conservação ambiental e do sistema de garantia de direitos de Ubatuba. Pela primeira vez estas instituições trabalharam juntas, por um mesmo objetivo. Durante o Encontro, realizado com o apoio do Instituto Arcor Brasil, foi criado o Coletivo Jovem Transformar, cujo cronograma de ações será discutido neste segundo encontro. A expectativa é de novamente reunir cerca de 70 jovens, em uma programação formativa e prática, com a participação de uma nova turma de integrantes do Programa Nosso Papel de Futuro, iniciada em agosto de 2016.

Os organizadores esperam que o II Encontro Jovem Transformar consolide as ações de cooperação e de protagonismo juvenil em Ubatuba, pela garantia de direitos e pela conservação e proteção da zona costeira. A parceria entre o Grupo Arcor e Instituto Arcor Brasil com a base do Projeto Tamar em Ubatuba data de 2003. Uma das ações foi a realização de um concurso de educação ambiental que envolveu a mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes em 16 estados. Como fruto da parceria foi desenvolvido o Guia do Professor, com ações em educação ambiental pela conservação da biodiversidade marinha, disponibilizado gratuitamente no site do Instituto Arcor Brasil.

Por José Pedro Soares Martins

Compartilhe.