Definidas as oitavas de final do Taiwan World Longboard

Wenderson Biludo-SP
(Tim Hain / WSL via Getty Images)Wenderson Biludo-SP (Tim Hain / WSL via Getty Images)

O Taiwan Open World Longboard Championships definiu as oitavas de final e a próxima adversária da líder do ranking, Chloé Calmon, é a francesa Ophelie Ah-Kouen. Na quarta-feira de ondas de 3-4 pés em Jinzun Harbour, aconteceu a repescagem feminina e a masculina foi completada na segunda-feira de apenas quatro baterias disputadas em Taiwan. O peruano Lucas Garrido Lecca aproveitou a segunda chance de classificação, mas o brasileiro Wenderson Biludo foi eliminado em 17.o lugar na decisão dos títulos mundiais de Longboard de 2019.

A francesa Ophelie Ah-Kouen não competiu na quarta-feira, porque estreou com vitória no Taiwan Open of Surfing no domingo, mandando a campeã mundial de 2011, Lindsay Steinriede, para a repescagem. A norte-americana abriu a primeira rodada eliminatória, despachando a única participante de Taiwan, Pan Mei-Hsin, por 8,67 a 4,63 pontos. As condições do mar estavam difíceis para competir na quarta-feira e, quem conseguia achar uma onda boa para surfar pelo menos, acabava com a vitória.

O maior placar do dia foi registrado na terceira bateria, que foi uma das melhores do dia, definida por uma pequena vantagem de 11,37 a 11,03 pontos para a japonesa Natsumi Taoka, contra a norte-americana Avalon Gall. E a recordista da repescagem, será a oponente da vice-líder do ranking, Honolua Blomfield. A havaiana enfrenta a japonesa na quarta oitava de final, antes do confronto da carioca Chloé Calmon com a francesa Ophelie Ah-Kouen.

A brasileira busca um título mundial inédito para o Brasil na categoria feminina e lidera o ranking da World Surf League, com duas vitórias e um vice-campeonato nas três etapas já disputadas. Só que todas as finais foram contra Honolua Blomfield, com a campeã mundial de 2017 quebrando a invencibilidade de Chloé Calmon na terceira delas, em Nova Iorque (EUA). A carioca tinha derrotado a havaiana nas outras duas, na Austrália e na Espanha.

Enquanto Chloé Calmon tenta um primeiro título mundial feminino do Brasil no Longboard, o também carioca Phil Rajzman já tem dois, conquistados em 2007 e 2016. Ele e o peruano Lucas Garrido Lecca, estrearam na mesma sexta bateria da primeira fase, que foi vencida pelo norte-americano Tony Silvagni. Ambos, então, tiveram que passar pela repescagem e aproveitaram a segunda chance de classificação para as oitavas de final.

Phil Rajzman venceu sua primeira bateria no Taiwan Open World Longboard Championship, no duelo brasileiro com Gabriel Nascimento que fechou o domingo em Jinzun Harbour. Já Lucas Garrido Lecca disputou o segundo dos quatro únicos confrontos da segunda-feira, despachando o australiano Jack Entwistle por 9,06 a 7,90 pontos. Mas, o paulista Wenderson Biludo perdeu na última bateria deste segundo dia, para o americano Kevin Skvarna, ficando empatado em 17.o lugar com Gabriel Nascimento na última etapa da temporada 2019.

Lucas Garrido Lecca será o primeiro a competir nas oitavas de final e a parada será duríssima, pois terá que encarar o atual campeão mundial na quarta bateria, o sul-africano Steven Sawyer. Já os dois brasileiros, tentarão vingar as derrotas sofridas na primeira fase, pois voltarão a enfrentar os mesmos surfistas que venceram suas primeiras baterias em Taiwan. O saquaremense Rodrigo Sphaier está na sexta oitava de final com o francês Edouard Delpero e Phil Rajzman disputará a última vaga para as quartas de final contra o mesmo Tony Silvagni.

Compartilhe.