Como fica o G-10 do QS

Alex Ribeiro (SP) (@WSL / Tom Bennett)Alex Ribeiro (SP) (@WSL / Tom Bennett)

No ultimo dia do Surfest Newcastle (domingo 18), Alex Ribeiro foi o terceiro a entrar no G-10 do QS que sobe para o CT. Ele chegou na Austrália em 150 no ranking e tirou da lista o norte-americano Eithan Osborne, vencedor da etapa que abriu a temporada 2019 em Israel. Os outros tinham entrado antes do domingo e foram direto para o seleto grupo dos top-5 do ranking, o peruano Miguel Tudela e o australiano Matt Banting.

Além de Jadson André, o outro brasileiro que permaneceu no G-10 foi o catarinense Yago Dora, vice-campeão na final com o potiguar no Oi Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha. Ele não foi competir em Newcastle e caiu de segundo para sexto no ranking. O potiguar Italo Ferreira também não participou do Burton Automotive Pro e foi ultrapassado por seis surfistas, saindo do nono lugar no G-10 para a 15ª posição.

Nesta segunda-feira, começa o segundo QS 6000 seguido na Austrália e dois brasileiros chegam em Sydney mais próximos da zona de classificação para o CT, o paulista Miguel Pupo e o capixaba Krystian Kymerson. Eles foram até as oitavas de final em Newcastle e estão empatados em 19º lugar no ranking. No entanto, os 6.000 pontos da vitória no Sydney Surf Pro podem colocar qualquer um entre os dez primeiros, então a chance está aberta para todos que vão competir nas ondas de Manly Beach nessa semana.

No ano passado, essa etapa terminou como a de Newcastle agora, com uma final brasileira que o paulista Deivid Silva ganhou do catarinense Alejo Muniz, depois de também vencerem dois australianos nas semifinais. Um deles, o mesmo Matt Banting que perdeu para Alex Ribeiro neste domingo. O outro foi Reef Heazlewood, um dos quatro australianos que são maioria no G-10 do QS no momento, com Jack Robinson, Matt Banting e Connor O´Leary. O Brasil está com três vagas, do Jadson André, Alex Ribeiro, Yago Dora e o Peru entrou na lista com Miguel Tudela. O americano Cam Richards e o japonês Reo Inaba completam os top-10.

Compartilhe.