Circuito ADS 2019 concluí a 1ª etapa em ondas de meio metro

Noah Machado campeão da Sub14 do Circuito ADS 2019 / Fotos Marcio DavidNoah Machado campeão da Sub14 do Circuito ADS 2019 / Fotos Marcio David

Em ondas ondas de meio metro e séries maiores, o Circuito ADS 2019 foi realizado no sábado, 6, na Praia da Saudade, a Prainha como é conhecida. Com pouco vento e ausência de chuva, a categoria de base brasileira integrada com a local mostrou mais uma vez um surfe de qualidade.

Dentro d`água, a primeira final da competição foi a categoria Local, inserida na competição para valorizar o surfe no município, além fortalecer o trabalho da ASP. Nas quatro primeiras colocações ficaram: Caua Gomes, Emanoel Santos, Patrick Fritz e Tiago Biro. Conforme o Campeão Mundial Adriano de Souza, “essa iniciativa de fazer uma categoria só para locais está incentivando a criançada daqui mesmo à praticar e competir, e o intuito desse campeonato é esse, trazer essa raiz e esse espírito competidor do povo local”.

Voltando para as categorias de base do Circuito, todos os campeões do Circuito ADS de 2018 garantiram as suas vagas nas finais da primeira etapa do Circuito de 2019, confirmando assim o favoritismo pré-estabelecido.

Os primeiros atletas a entrarem na água foram os da categoria Masculina Sub10, onde o paranaense Anuar Chiah (Campeão 2018) se manteve na liderança do Ranking ADS em 2019, ao conquistar novamente o 1° lugar, conquistou as duas maiores somatórias (18,60 e 15,15 pontos) e alcançou outras duas maiores notas do evento (9,60 e 9,00). Completando o pódio, os paulistas Kailani Renno e Kalani Robles ficaram com o 2° e 3° lugares, respectivamente, deixando o atleta do sul da Ilha de Florianópolis Yuri Gabriel no 4° lugar.

Na categoria Feminina Sub12 a disputa das primeiras colocações ficaram entre duas paranaenses: Luara Mandeli (Campeã 2018) e Gabriely Vasque. Luara não confirmou o favoritismo e perdeu a liderança do ranking para Gabriely, que ficou em 1° lugar. A paulista Natalia Gerena ficou em 3° lugar e a atleta de Garopaba/SC Alexia Leal Monteiro em 4°.

Noah Machado (Campeão 2018) garantiu a liderança no ranking 2019 ao ganhar a categoria Masculina Sub14, deixando o atleta do Rio Grande do Norte Samuel Joquinha com o 2° lugar. O atleta de Balneário Camboriú Antônio Vitorino ficou em 3° e o paranaense Ryan Coelho ficou em 4°.

Na principal categoria Feminina (Sub16) a paulista residente na Guarda do Embaú Pamela Mel (Campeã 2018) também garantiu a manutenção da liderança do ranking ao ganhar a bateria. Na 2° colocação ficou a paulista Kemily Sampaio. Com o 3° lugar ficou a atleta local de São Francisco do Sul Ana Luiza Romão, que fez uma interferência durante a bateria, perdendo a metade da sua segunda nota no somatório final. Em 4° lugar ficou a atleta de Florianópolis Laura Maciel Raupp.

A categoria Masculina Sub16 teve uma final alucinante, muito competitiva, principalmente entre os dois atletas locais Artur Romão (Campeão 2018) e Heitor Muller. Artur Romão confirmou o favoritismo de ser Campeão em 2018 e garantiu o título desta primeira etapa de 2019. Heitor Muller foi o vice-campeão. Em 3° lugar ficou o atleta baiano Kayke Araújo e em 4° ficou o atleta da Barra do Sul Luiz Mendes.

O Circuito é composto por três etapas, espalhadas pelo litoral catarinense. A segunda etapa será realizada no dia 08 e 09 de junho no sul do Estado, e a última etapa nos dias 26 e 27 de outubro em Florianópolis.

Adriano de Souza falou para o público durante a premiação, agradecendo a cidade e a Prefeitura por receberem os atletas que vieram de tão longe, de diversos estados, para participar do campeonato, agradecendo também à todas as famílias que vieram prestigiar o campeonato e aos atletas locais que permitiram as crianças treinarem.

“Esse campeonato foi feito para vocês, para as crianças, porque a 20 anos atrás eu estava aqui competindo, eu estava aqui subindo nesse pódio, estava aqui em busca de um sonho de me tornar um campeão, de me tornar um surfista profissional, então, graças à deus, à Swell Eventos e à todos os patrocinadores essa conquista e esse campeonato a gente conseguiu colocar de pé”, comentou campeão mundial de 2015.

Compartilhe.