Camila vence Silvana Lima na decisão do Neutrox Weekend

Camila Cassia (SP) (Pedro Monteiro / Neutrox)Camila Cassia (SP) (Pedro Monteiro / Neutrox)

A paulista Camila Cassia, 27 anos, conquistou o título mais importante QS 1500 da WQS, tirando a vitória da favorita Silvana Lima, 32, nos últimos minutos da grande final do Neutrox Weekend que fechou o último domingo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A cearense da elite mundial do CT e líder do ranking do WSL Qualifying Series, liderou a bateria desde o início, até Camila achar uma boa esquerda que abriu a parede para ela fazer três manobras fortes de backside e ganhar nota 8,33 dos juízes, para virar o placar para 12,93 a 12,84 pontos. Na outra decisão do domingo, a catarinense Tainá Hinckel, 14 anos, venceu a final Pro Junior Sub-20, mas quem festejou o título brasileiro da categoria foi a saquaremense Kayane Reis, 18 anos. “Nossa, nem tenho palavras para descrever o que estou sentindo nesse momento, mas é um sonho realizado”, disse a surfista de Ubatuba, Camila Cassia. “Eu sempre sonhei em fazer uma final com a Silvana (Lima), que sempre foi uma inspiração pra mim e só tenho que agradecer a Deus por tudo isso que estou vivendo agora. Quero oferecer essa vitória a toda galera de Ubatuba, minha família, meus amigos, ao Maicon que sempre está do meu lado e também para a galera da escolinha do Zecão”.

Camila Cassia (SP) (Pedro Monteiro / Neutrox)

A cearense Silvana Lima era a grande favorita ao título do Neutrox Weekend e começou forte a bateria decisiva numa boa onda que valeu nota 7,67. As séries estavam demorando bastante para entrar e ambas tiveram que ter muita paciência dentro d´água. Camila Cassia só conseguiu notas 4,00 e 4,60 nas duas primeiras ondas que surfou e logo Silvana respondeu com 5,17 para abrir uma grande vantagem de 8,24 pontos. O tempo foi passando, as ondas não apareciam, mas há 3 minutos do fim, surgiu uma série boa e Camila pegou uma esquerda que abriu uma parede lisa com bom tamanho para mandar três manobras fortes de backside. A decisão ficou para os juízes, que deram nota 8,33 para ela assumir a liderança com 12,93 pontos, contra 12,84 da cearense. Silvana ainda pegou uma onda no final, mas era fraca e o prêmio máximo de 6.000 dólares da vitória no QS 1500 Neutrox Weekend ficou mesmo para Camila Cassia.

Camila Cassia só tinha participado de um evento na Argentina e, com a vitória no Rio de Janeiro, saltou do 17.o para o quarto lugar no ranking. Apesar de ter reunido chances matemáticas de brigar pelo título sul-americano no Peru, ela confessou que não estava programada para isso. Então, a disputa deve ficar mesmo entre as peruanas Anali Gomez e Melanie Giunta. Além de Camila Cassia, outras duas surfistas festejaram conquistas do Neutrox Weekend. A catarinense Tainá Hinckel perdeu a semifinal do QS 1500 para Camila Cássia e nem saiu do mar, ficando para disputar o título da categoria Pro Junior Sub-20, válida como última etapa do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Ela travou mais uma batalha com a peruana Sol Aguirre, que no domingo passado conquistou o título sul-americano Pro Junior Sub-18 da WSL South America, derrotando a catarinense na casa dela, na Guarda do Embaú.

As duas dominaram a bateria final na Barra da Tijuca e Tainá deu o troco na peruaninha também de apenas 14 anos, por uma pequena vantagem no placar encerrado em 10,67 a 9,70 pontos entre elas. Tainá somou notas 5,50 e 5,17 contra 6,17 e 3,53 de Sol Aguirre, que terminou como vice-campeã Pro Junior no Neutrox Weekend. A cearense Yanca Costa ficou em terceiro lugar com 8,33 pontos e a carioca Luara Thompson em quarto com 6,10. “Estou muito feliz. Foi um evento incrível, desde o começo eu tive boas notas, fiz boas baterias e foi uma semana muito maneira”, disse Tainá Hinckel. “Estou muito feliz pelo terceiro lugar no QS e por ter sido campeã do Pro Junior. Eu queria muito ter ido pra final do QS também, foi por pouco, mas tudo serve como aprendizado. O evento foi muito maneiro e a Sol (Aguirre) surfa muito bem também. Eu queria muito vencer essa categoria, já que não tinha passado pra final do QS e ela é uma grande atleta, uma grande adversária, então estou feliz porque dessa vez consegui vencer uma final contra ela, mostrando que a gente também incomoda (risos)”.

Taina Hinckel (SC) (Pedro Monteiro / Neutrox)Tai

A outra surfista que festejou título no domingo foi a saquaremense Kayane Reis. Ela perdeu logo em sua estreia na categoria Pro Junior do Neutrox Weekend, mas já tinha vencido duas das outras três etapas do circuito da ABRASP e ninguém conseguiu lhe tirar o troféu de campeã brasileira Pro Junior de 2017 na Barra da Tijuca. Kayane esteve na praia também para acompanhar o último dia do festival de surfe feminino da Neutrox. “Estou muito feliz por ter conquistado este título, que é muito importante para a minha carreira”, disse Kayane Reis. “Eu tinha vencido as etapas do Pena Little Monster de Itacaré (BA) e de Cabo Frio (RJ), que me deram bastante pontos para conseguir ficar em primeiro no ranking final. Esse ano, eu também fui campeã estadual profissional do Rio de Janeiro e no ano que vem eu já tenho a vaga para correr a triagem do CT de Saquarema garantida. Então, vou treinar muito até lá para conseguir ganhar essa triagem e entrar no evento principal, para competir com as melhores surfistas do mundo na minha casa, pois moro em Saquarema”.

Por João Carvalho

 

Compartilhe.