6º FreeSession acontece neste fim de semana

O 6º FreeSession 2017 foi adiado duas vezes consecutivos, mas desta vez vai acontecer inadiávelmente, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. “Agora não há mais cancelamento, esta nova data é inadiável, vai acontecer e, se chover, já temos autorização dos responsáveis do parque para usar um espaço coberto e realizar todo o Festival”, explica Leonardo Branco, idealizador do FreeSession e presidente da Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente – Ascavi/PSV.

O Festival será no Parque Zoológico Voturuá, Av. Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá, São Vicente – SP, das 9 às 16 horas. O ingresso será R$ 2,00 + 2kg de alimentos não perecíveis.

Promovido pela Ascarvi, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo do município a organização estima a presença de cerca de 1000 pessoas, em circulação, durante os três dias.

Foto Divulgação

Ação Social
Quem comparecer ao 6º FreeSession 2017 e quiser mudar o visual sem gastar nada, o salão Studio Cleber Nascimento vai realizar cortes de cabelo na abertura do Festival.

Esportes
A Avera – Associação Vicentina de Esportes Radicais vai atuar durante os três dias dentro do Parque com ações envolvendo o skate. As crianças com necessidades especiais terão toda a atenção da Avera com uma aula assistida. Haverá apresentação dos alunos da Associação e também será realizado o FreeSession Open de Skate 2017, primeiro campeonato realizado dentro do Parque.

Para quem gosta de se equilibrar em cordas, haverá uma oficina de slackline preparada pela equipe Lesklines Baixada Santista. Eles vão apresentar as noções básicas do trickline. No domingo, o espaço fica à disposição aos atletas para treino preparatório ao campeonato que acontecerá na etapa da Frontaria Azulejada, em Santos.

Artes marciais
Apresentações e competições de várias artes marciais estão inseridas no 6º FreeSession 2017. Um ringue profissional fica montado dentro do antigo Horto para combates das modalidades de boxe, organizada pela Academia Evolution; Muai Thay, comandada pela Academia 013 Muay Thai; Jiu Jitsu, pelo mestre Tio Chico; e capoeira, com o mestre Caco.

O mestre Valdir Canuto, o Tio Chico, respeitado nacionalmente e internacionalmente irá realizar o combate entre doze lutadores experientes. Faixa preta de terceiro grau no Jiu Jitsu, e árbitro profissional dentro e fora do país, ele também é mentor de Renato Canuto, seu filho, campeão Mundial de Jiu Jitsu de 2016, nos EUA, conquistando o ouro na categoria faixa marrom.

Já o Grupo Anca Capoeira vai levar a arte da cultura negra para o 6º FreeSession 2017, comandado pelo mestre Caco, que acaba de voltar da Europa, onde ministrou um workshop sobre a capoeira. O grupo se apresentará em frente ao Museu dos Escravos.

No último dia de Festival será anunciado pelo campeão de fisiculturismo Marilandio Ponchet, atleta de 36 anos, com vários títulos conquistados nacional e internacionalmente, a abertura da VII edição do Campeonato de Fisiculturismo Nacional Ponchet Classic.

Saúde
A atividade física é fundamental para todos, independente da idade, por isso a Lara Life – Equipe Solidária prepara uma programação especial para quem gosta de manter o corpo e a mente em sintonias. As atividades estarão disponíveis para quem visitar o Parque Ecológico Voturuá, durante a realização do 6º FreeSession 2017.

Música
A organização prepara muitos shows para o público que visitar o Parque Ecológico Voturuá no segundo final de semana de outubro. Serão muitas atrações entre músicos, bandas e grupos de Rap. Entre o sábado e o domingo, ao som do DJ Buzina na pick up, os visitantes poderão curtir as apresentações do G.pent; Criminal D; Visão do morro; Perímetro 013; Wufólogos; Sonic; C.R.I.A.S; Art radical; UsRec; Imagreen; Helenna; Salim Salemi; Zero Dollar; Diego Alencicas; Marahaiz; Clô Grecco; Nilla e Convidados; CBJR tributo e Henrique Marx.

Direto do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, o rapper LC do Cantão e DJ Jesus também se apresentam no 6º FreeSession 2017.

Batalha de Bboys Um vs Um, comandada pela Mad Feeling Crew e Batalha de Conhecimentos (rimas), também estão na programação do sexto FreeSession.

Arte
A rapaziada do graffit também entra em cena. A Tintas & Tintas doou 180 tubos de sprays que serão usados na composição de um painel de aproximadamente 100 m², que vai reunir 16 graffiteiros de cinco cidades.

De Santos, serão os grafiterios Daniel arts; Aline Benedito “Fixxa”; Vinil Colante; David Prieto; Erico Bomfim; Cid Maia; Leandro Shesco; Junior Ki-suco; Caio Henrique, que é outor da pintura do famos fusca verde que ficava exposto nas primeiras edições do Free Session; Sirius e da cidade de Cocaia, o Ladslau.

Os artistas locais serão Ramello graffiti e Carlos Silva “catts”. Adriana de Albuquerque, de Itanhaém. Mônica Acapri, a “Santa Mônica”, de Mauá/SP e o Shock “Maravilha”, de São Paulo, também irão deixar suas marcas nesta intervenção cultural voltada exclusivamente ao horto e a natureza.

Durante o Festival a Companhia Praiaças, movimento de palhaçaria feminina da Baixada Santista e Marcela Urbanos vão entreter o público com uma série de intervenções culturais e apresentação de Dança Circulares, com o grupo Natureza e Nossas Raízes.

Fotografias do Grecco e telas de Caio Henrique ficarão expostas no sexto FreeSession, para apreciação dos visitantes.

Quem quiser sair tatuado do 6º FreeSession 2017. Durante os três dias o tatuador KiSuco estará com sua tenda apresentando seu talento e seus desenhos artísticos.

O 6º FreeSession 2017 também terá o momento dos homenageados. Atletas em destaques e pessoas comprometidas em projetos culturais, ambientais, sociais e esportivos serão lembrados neste Festival.

Serviço
O Parque cobra o ingressos que custa R$ 2,00. Não pagam entrada crianças com até 5 anos de idade e pessoas acima de 60 anos.

Para quem for prestigiar o 6º FreeSession 2017, que acontece sexta, sábado e domingo (dias 3, 4 e 5 de novembro), das 9 às 16 horas, o ingresso será 2 quilos de alimentos não perecíveis, além do valor cobrado pelo Parque.

É MUITO IMPORTANTE A DOAÇÃO DESSES ALIMENTOS, que serão distribuídos entre o Fundo de Solidariedade de São Vicente e com a Sociedade São Vicente de Paulo.

O FreeSession é promovido pela Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente – Ascarvi/PSV e conta com o apoio da TV Tribuna – filial da Globo na Baixada – e divulgação oficial do site InnerSport, Prefeitura de São Vicente e Secretaria de Cultura de São Vicente, Tintas & Tinas; Lara Lifes, Mad Feeling Crew. O festival terá a cobertura, na íntegra, dos Canais Garagem Caiçara e Papo 013.

O Parque Ecológico Voturuá, antigo Horto de São Vicente é uma ótima opção para moradores e turistas aproveitarem o fim de semana em São Vicente, Localizado na Rua Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá, tem pesque e pague e ainda Casa da Cultura Afro-Brasileira – Memorial ao Escravizado. Aberto de terça a domingo, das 9 às 19h, o espaço conta com mais de 150 animais entre aves, répteis e mamíferos. Os visitantes podem apreciar leões, casal de onças, hipopótamo de três toneladas, macacos-prego e saguis. Também há tucanos, papagaios e araras.

Sobre a Ascarvi/PSV – Fundada em 2011, na cidade de São Vicente, São Paulo, com sede estabelecida no Ilha Porchat. A associação tem participação efetiva em importantes eventos como festivais de Carveboard em diversas cidades do estado de São Paulo como Caieiras, Santos, Osasco e São Vicente. Além disso é protagonista em ações culturais, esportivas e em atos na preservação do Meio Ambiente.

Cronograma

Por Charles Roberto

Compartilhe.