World Surf League escolhe SOS Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica  apoiou a criação de mais de 500 áreas protegidas e 2 milhões de hectares de áreas marinhas protegidas. Foto Dii Camera A SOS Mata Atlântica apoiou a criação de mais de 500 áreas protegidas e 2 milhões de hectares de áreas marinhas protegidas. Foto Dii Camera

Em comemoração ao Dia da Terra, a World Surf League (WSL) anuncia que a SOS Mata Atlântica foi uma das ONGs escolhidas para receber uma bolsa da WSL PURE (ONG da WSL) esse ano. O benefício é concedido a Organizações Não Governamentais localizadas em regiões importantes para a World Surf League, cujo trabalho apoia a campanha “We Are One Ocean” da WSL, para a proteção e conservação do oceano em todo o mundo.

“O programa de benefícios da WSL PURE é muito importante para nós, porque nos permite aprofundar nossa conexão com as comunidades onde a WSL realiza eventos, apoiando o incrível trabalho dessas organizações”, disse Emily Hofer, Diretora Executiva da WSL PURE. “Estamos comprometidos em trabalhar a nível global e regional para proteger o oceano e, em particular, investir na juventude como administradores do oceano”.

A SOS Mata Atlântica é uma organização ambiental não governamental (ONG), que trabalha buscando inspirar a sociedade para proteger a floresta costeira ameaçada do Brasil. A doação será usada para financiar uma campanha de mobilização e conscientização, para envolver os governos locais e as comunidades a tomarem medidas visando proteger ecossistemas essenciais, incluindo manguezais, dunas e recifes de coral, ao longo da costa brasileira.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais próximo do oceano. São mais de 300 municípios localizados pela extensa linha de costa, onde se desenvolvem manguezais, restingas, praias, recifes e vários outros ecossistemas. “A enorme biodiversidade da Mata Atlântica também se deve à essa interação com o oceano e todo o processo de evolução que ocorreu no contato desses sistemas ao longo de milhões de anos”, destaca Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.

Por outro lado, essa área também é uma das mais populosas do país. Além de mais de 70% da população brasileira morar na Mata Atlântica, a densidade demográfica na zona costeira chega a ser cinco vezes superior à média nacional. Ainda que, em números absolutos, o Brasil tenha grandes áreas marinhas protegidas, várias regiões no litoral da Mata Atlântica ainda carecem de maior e melhor proteção integrada aos municípios costeiros.

“A vida começou no oceano e a vida na Mata Atlântica brasileira evoluiu sob a influência do oceano”, diz Diego Igawa Martinez. “Trabalhamos há mais de 30 anos para inspirar as pessoas a defenderem a Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros e marinhos. Mas, a próxima década será decisiva para a conservação desses ambientes e temos o prazer e a honra de colaborar com a WSL PURE neste compromisso global. Mais de 70% da população de nosso país vive na área do bioma Mata Atlântica, próxima ao mar. É hora de retribuir mais aos lugares que são nossa casa, que nos proporciona tantas oportunidades e bem-estar geral”.

Neste Dia da Terra e ao longo desta temporada, a WSL está se empenhando em preservar o futuro do nosso esporte, com a petição “We Are One Ocean” convocando os líderes mundiais da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2021, para proteger e conservar pelo menos 30% do oceano global até 2030. A WSL exige que os líderes mundiais sejam guiados pela ciência e por um processo inclusivo que abranja todas as comunidades de partes interessadas, considerando o valor do oceano para os povos de todas as nações.

A WSL incentiva os amantes do oceano em todo o mundo a celebrar o Dia da Terra, aprendendo mais e assinando a petição em weareoneocean.org. We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, Gillette Venus como parte de seu compromisso contínuo de usar menos recursos até 2030 e o veículo elétrico híbrido Jeep 4xe.

Compartilhe.