
A segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional tem início neste final de semana na Praia de Maresias. Entre os 96 participantes estará no páreo do título o experiente surfista profissional Victor Ribas, que aos 44 anos ainda esbanja muito surf e vitalidade. O atleta de Cabo Frio tem em sua trajetória, o terceiro lugar no ranking do CT, em 1999, que antes do título de Gabriel Medina, era a melhor posição já alcançada por um atleta do Brasil no Tour.
Também foi campeão brasileiro em 1997, quando vários dos atletas que serão seus rivais na etapa, nem tinham nascido ou, pelo menos, iniciado em competições. Mas a diferença de idade não é empecilho para Victor. Pelo contrário, serve de motivação. “Gosto de competir e me testar diante da molecada. Isso me faz sentir vivo”, afirma o atleta que esteve na elite mundial por nada menos que 13 temporadas.
“É bem difícil (competir contra os atletas da nova geração), pois estão cheios de energia e muita modernidade no surf e um grande repertório de manobras. Mas acho que a experiência conta na hora de montar uma estratégia e saber se comportar com calma em alguns momentos da bateria”, ressalta Victor, que avisa estar preparado e empolgado. “Pois acabei de voltar de uma surf trip e estou bem fisicamente por conta do funcional”, comenta o competidor, que foi surfar no Peru com o filho de 13 anos e dois alunos.
Junto com Victor, a competição contará com outros dois ex-integrantes do CT, Jihad Khodr e Raoni Monteiro, ambos finalistas na etapa inicial, em Guarujá. Outros destaques serão Peterson Crisanto, líder do ranking, e Thiago Camarão, atual campeão do Circuito e em quinto lugar na classificação. A nova geração também estará bem representada, inclusive, com talentos locais, como Samuel Pupo, uma das grandes promessas brasileiras para o Circuito Mundial, e Fernando John John. O circuito definirá o 33º campeão estadual.
Por Fábio Maradei