Valadão e Joselani brilham na Brava

Uri (foto) e Joselani repetem feito após uma década nas ondas do Estaleirinho - Fotos: DOJULEUri (foto) e Joselani repetem feito após uma década nas ondas do Estaleirinho - Fotos: DOJULE

Uri Valadão e Joselani Amorim vencem o Katherine Melo, etapa do Circuito Mundial que marca o retorno do país no calendário internacional de competições nas areias da Praia Brava, em Itajaí. Abril de 2018, uma década depois, a dupla volta a erguer o caneco nas praias catarinenses, dessa vez no Troféu Brasil de Bodyboarding, abrindo com vitória o Circuito Brasileiro na Praia do Estaleirinho. Um enredo perfeito para escrever mais um capítulo da história do bodyboarding nacional. Surfando em alto nível o baiano e a gaúcha levaram os títulos das duas principais categorias do evento e abriram a temporada na liderança do ranking.

Dono do maior somatório do campeonato, Uri chegou a decisão contra o atual campeão brasileiro Lucas Rodrigues e ambos fizeram uma final de alto nível. No caminho para final os dois atletas precisaram passar por três baterias homem a homem e na disputa pelo título travaram um duelo acirrado. O capixaba Lucas abriu a bateria na frente com duas boas ondas deixando Uri na dependência de uma onda boa para virar a bateria. Faltando poucos minutos para o término, o Baiano Voador achou a onda salvador que lhe garantiu o título da etapa por apenas 0,25 pontos de diferença sobre seu adversário.

Entre as mulheres uma final entre duas grandes competidoras marcou o Troféu Brasil de Bodyboarding. Pentacampeã mundial e vencedora do Katherine Melo 2009, Neymara Carvalho mediu forças com Joselani Amorim, campeã do Katherine Melo 2008. Em uma final acirrada, Joselani conseguiu achar as duas melhores ondas da bateria para faturar o caneco e abrir a temporada 2018 na liderança do circuito.

Na categoria Open Masculino deu novamente Luan Tavares. Campeão brasileiro de 2017, o carioca voltou ao lugar mais alto do pódio após achar duas boas ondas já nos momentos finais da bateria. Leandro Gonçalves, do Paraná, ficou em segundo, seguido por Adriano Barreto (RJ) e Gabriel Castelan (ES), terceiro e quarto colocados, respectivamente. Encerrando a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, o baiano Romulo Ornelas venceu três catarinenses na disputa do título na categoria Master. Douglas Junior (2º), Marco Maciel (3º) e Claiton Silva (4º) completaram o pódio.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.