Além da participação das estrelas do CT e da disputa por pontos no WSL Qualifying Series, outra batalha que São Sebastião Pro irá promover na Praia de Maresias é pelo título sul-americano da WSL South America. O paulista Thiago Camarão lidera o ranking regional das etapas do QS na América do Sul desde a sua vitória na primeira delas, em Mar del Plata, na Argentina. As outras aconteceram em San Bartolo no Peru, Arica no Chile e a última no Brasil, com vitória do paulista Deivid Silva na final com o baiano Marco Fernandez em Itacaré.
Thiago Camarão terminou em nono lugar no evento e os quatorze primeiros colocados no ranking ficaram com chances matemáticas de disputar o título sul-americano no São Sebastião Pro. No entanto, restaram apenas seis concorrentes para Thiago Camarão, que mora em São Sebastião. Isto porque ele é um dos 32 cabeças de chave que entram na terceira fase, já com 110 pontos garantidos no ranking. Com isso, ele tirou da briga o paraibano Samuel Igo (oitavo lugar), o paulista Weslley Dantas (12º), o baiano Marco Fernandez (13º) e o peruano Alonso Correa (14º). E os peruanos Alvaro Malpartida (5º), Joaquin del Castillo (13º) e o carioca Jeronimo Vargas (6º), não vão competir na Praia de Maresias.
Além disso, para superar os agora 1.830 pontos que Thiago Camarão possui no ranking da WSL South America, computando os 110 da terceira fase no São Sebastião Pro, o vice-líder Krystian Kymerson já é obrigado a chegar nas semifinais. Para os outros cinco – os paulistas Gabriel André (3º no ranking), Deivid Silva (6º), Marcos Correa (7º), o catarinense Gustavo Ramos (9º) e o baiano Yagê Araujo (10º) – só interessa a vitória no campeonato e Camarão ainda teria que perder em último a sua primeira bateria, a décima da terceira fase.
Se avançar para a quarta fase, o líder já acaba com as chances de Marcos Correa, Gustavo Ramos e Yagê Araujo, com o vice-líder, Krystian Kymerson, necessitando chegar na final em Maresias para ganhar o título sul-americano. Se Camarão chegar na quinta fase, a situação é a mesma para os três últimos concorrentes, mas caso passe mais uma bateria para as quartas de final, Deivid Silva e Gabriel André saem da briga e Krystian Kymerson terá de vencer o Hang Loose São Sebastião Pro. Nas semifinais, o capixaba ainda pode ser o campeão sul-americano com a vitória, mas Camarão confirma o título se chegar na grande final em Maresias.
Por João Carvalho