Surf paulistano bem representado no SP Contest

Foto: Munir El-HagFoto: Munir El-Hag

No início dos anos 70, um grupo de jovens empresários vindo da capital decidiu que trabalhar com surf era o caminho para estar o mais próximo possível do mar. Desde então, muitas ondas rolaram e um legado de mais de cinco décadas lapidou a base de sustentação da modalidade no Brasil.

Foto: Reprodução

Há apenas 75 quilômetros do litoral, São Paulo compete de igual pra igual com as principais surf cities do mundo, ao lado de Rio de Janeiro e Los Angeles (EUA) pelo protagonismo no que se refere ao lifestyle da praia, mesmo com seu caráter cosmopolita.

Essa geração pioneira inspirou uma verdadeira saga que movimenta um enorme mercado, além de alimentar os sonhos de profissionais que atuam em diversas áreas e que buscam estar sempre conectados com o universo do surf, mesmo tendo que se revezar entre estudo, trabalho na capital e o esporte.

Com esse movimento crescente, a consequência foi a descoberta e renovação de talentos no cenário competitivo. Em 1976, o paulista Paulo Tendas ganhou destaque ao vencer o primeiro evento de surf nacional em Itajaí/SC.

Esse trabalho de quase 50 anos fez com que São Paulo ganhasse um notório posicionamento no mercado internacional, batendo de igual para igual com qualquer cidade do mundo, além de refletir também na aparição de grandes surfistas profissionais e milhares de simpatizantes espalhados pelas praias do Estado.

Com esse contexto de crescimento do surf paulistano, surgiu a ASGSP, que há 18 anos promove o esporte. Eduardo Nascimento deu o pontapé inicial para a criação de um circuito exclusivamente para atletas da capital e Grande São Paulo.

Sua empreitada na área começou em 2001 ao realizar um evento solo. No ano seguinte, Dadá criou a Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP). “Quando fizemos o circuito de surf da Grande SP, em 2002, notamos que precisávamos fundar uma entidade que cuidasse e organizasse o surf da cidade, bem como suas competições”, explica.

Por coincidência, seu amigo José Paulo dos Santos ouviu de um fabricante de pranchas do bairro paulistano do Tatuapé que gostaria de realizar um campeonato entre a galera da região. “Fiz o projeto e de cara uma grande marca do mercado (a Maresia) comprou a ideia e o evento. Depois disso, nunca mais paramos”, recorda Dadá.

Ao lado do seu amigo, em 2002, fundou a Event Tools Promoções e Eventos Ltda, empresa que é responsável pela realização de aproximadamente 150 campeonatos entre surf e skate, além de festas, lançamentos de vídeos e premiações.  “Nossos surfistas são profissionais bem sucedidos em suas áreas de atuações. Eles buscam no circuito diversão, confraternização e motivação para manter a forma e tirar a carga de stress adquirida no dia a dia da cidade grande”, explica.

Entretanto, nesses anos de batalhas em prol do esporte, muitas dificuldades fizeram parte do caminho. “Batalhei muito para obter respeito e respaldo das outras associações do litoral, no sentido de entenderem a exclusividade dos surfistas da capital. Além é claro, do maior de todos que é a captação de recursos junto aos patrocinadores para viabilizar o evento”.

Hoje em dia conhecida como Surf Trip Contest, o circuito anda por todo o litoral do estado e já reuniu mais de 500 participantes ao longo do tempo. “Os atletas ganharam cerca de 270 pranchas e foram mais de 2,5 mil kits de premiação distribuídos, sem contar as viagens internacionais e nacionais. O resultado de um trabalho como este a gente vê com o surgimento de vários talentos, como o Thiago Meneses, Ryan Kainalo, Renan Castro, entre outros que deram os primeiros passos da vida competitiva no SP Contest”, ressalta Nascimento.

Patrocinadores de peso – Com etapa marcada para 30 de junho e 1 de julho em Maresias (SP), o campeonato comemora o quinto ano de patrocínio com o grupo do varejo STK que reúne as redes Surf Trip, Tubes e KYW.

Neste ano, o Surf Trip SP Contest conta ainda com reforço do Grupo Eixo, que traz a gigante norte-americana O’Neill, referência no mercado em equipamentos para a prática do surf, bem como a HD, uma das principais empresas nacionais, patrocinadora de atletas do porte de Adriano de Souza, campeão do mundo em 2015, e Leco Salazar, vencedor do circuito mundial de SUP em 2012.

O mix de empresas promete agitar a praia, com exposição de produtos e presença de atletas profissionais. “Teremos uma tenda da O´Neill com toda a nossa linha de wetsuits, produtos diferenciados e com tecnologia superior desenvolvida por quem inventou a primeira roupa de borracha do mundo. Já a HD oferecerá aulas de surf com professor especializado para o público, além de o Leco Salazar”, adianta Rogério Boccuzzi, responsável pelo marketing da O´Neill e HD.

Completam o apoio ao evento a Starter, a empresa de tecnologia Ihouse, Surf Trip Tour, Boardaid e a rádio Cutback.

As Inscrições seguem abertas para primeira etapa que rola no dia 30 de junho a 1 de julho na praia de Maresias, São Sebastião. O valor é de R$ 140,00. Para saber mais acesse: www.spcontest.com.br

Com apresentação da HD e O’Neill, a 17ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Starter, Ihouse, Surf Trip Tour, Boardaid, rádio Cutback. Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Maresias, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Prefeitura Municipal do Guarujá. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.

Por Redação InnerSport

 

Compartilhe.