Tudo pronto para a etapa final do circuito Surf Trip SP Contest, que rola neste fim de semana (19 e 20/11) na praia de Camburi, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Em sua 15ª edição, o campeonato exclusivo para surfistas da Grande São Paulo e capital reúne os melhores atletas nas categorias Open, Master, Grand Master, Longboard, Junior, Sup Wave e Feminino. O evento tem início no sábado as 9 horas com a primeira fase da categoria Open Grande São Paulo. É quando entram em ação os candidatos ao título da principal categoria do circuito, caso de o pentacampeão Eduardo Maia (vencedor da primeira etapa), no sexto confronto. Vice-campeão em Maresias, Renan Castro abre as disputas logo na primeira bateria. Já Fabiano Lion, terceiro no ranking, cai na água no terceiro duelo. Uma frente fria que chegou hoje ao litoral, segundo a previsão, irá proporcionar ondas de até 1,5 metro para garantir o show dos surfistas.
Agito na areia – Diversas ações paralelas estão programadas para rolar durante o evento, promovidas pelas marcas Hang Loose, Rusty, Volcom, Quiksilver e Roxy, parceiras do circuito. De acordo com Gabriel Mendonça, responsável pelo marketing da Surf Trip, a ideia é promover uma grande confraternização. “Queremos fazer o público, atletas e funcionários Surf Trip interagirem entre si. Teremos água à vontade e algumas guloseimas. Nos intervalos das baterias faremos sorteios de peças destas marcas, além de promover gincanas premiadas, disputas de ping-pong, pebolim e um lounge com som ambiente”, explica. Retorno a Camburi – Consolidado no cenário competitivo nacional, o Surf Trip SP Contest chegou ao 15º ano consecutivo fomentando o surf paulistano. “Estamos muito felizes em obter esta marca, realizando o campeonato consecutivamente. Superamos diversos momentos do mercado para chegar a este formato consolidado, um case de sucesso. A parceria com a Surf Trip tornou o evento ainda mais forte, agregando apoiadores de peso. O nível aumenta ano após ano e hoje em dia podemos dizer que não existe bateria fácil. É pauleira do início ao fim”, comemora Dadá Nascimento, organizador e idealizador do circuito.
Sem realizar etapas no local há mais de 10 anos, a expectativa é grande pelo retorno à praia de Camburi. “Uma das prioridades no ano foi a qualidade das ondas. E este é um fator inegável quando falamos desse tradicional reduto do surf paulista. É importante destacar a parceria com a ASCAM, que não mediu esforços para ter a etapa em seu quintal”, diz Dadá Nascimento, organizador e idealizador do circuito. Na primeira etapa, o pentacampeão do circuito, Eduardo Maia quebrou um jejum de três anos e faturou o confronto em Maresias. Na segunda posição ficou Renan Castro, com Fabiano Lion em terceiro e Marcio Seiji, o Binho, em quarto lugar. Na Júnior, Thiago Meneses levou mais uma em busca do tetracampeonato. Atual defensor do título Open, Pedro Regatieri levou a melhor na Master. Fabio Amicci venceu no Longboard, enquanto Alana Pacelli foi a melhor no feminino. Após um acirrado duelo, Felippe Gaspar garantiu a vitória no SUP. Na Grand Master, Clóvis Magalhães saiu da água campeão.
Por Nancy Geringer