Silvana e Dominic classificadas

Nikki Van Dijk Nikki Van Dijk

A equatoriana Dominic Barona ficou muito perto de conquistar a sua primeira vitória em etapas importantes do WSL Qualifying Series. Ela perdeu o título do QS 6000 Los Cabos Open of Surf com a onda surfada no último minuto pela australiana Bronte Macaulay, que valeu nota 8,17 para virar o placar para 14,67 a 13,90 pontos. Mesmo com o vice-campeonato, Dominic Barona botou o Equador na lista provisória das seis surfistas que se classificam para a elite das top-17 do World Surf League Championship Tour. A campeã Bronte Macaulay e a brasileira Silvana Lima, derrotada nas semifinais pela equatoriana, também ingresssaram no G-6 com seus resultados nas ondas de Zippers Beach, na Costa Azul de San Jose del Cabo, no México.

Silvana Lima (BRA) / Foto WSL North America

Silvana Lima (BRA) / Foto WSL North America

“Eu estou muito feliz por ter conseguido chegar na final deste evento. Foi realmente um sonho se tornando realidade”, disse Dominic Barona. “Eu sabia que poderia vencer o campeonato, mas cometi alguns erros na bateria que me custaram o título. Mesmo assim, eu sou muito grata à Deus por ter tido essa oportunidade de estar aqui entre amigas e fazendo o que eu mais amo. Eu acho que isso é o mais importante para mim”.

Silvana Lima já havia ingressado na zona de classificação para o CT 2017 quando ganhou o confronto direto por vaga no G-6 com a australiana Keely Andrew nas quartas de final. Foi uma das baterias mais disputadas do QS 6000 Los Cabos Open of Surf, com ambas surfando boas ondas para computar notas no critério excelente no resultado apertado de 16,50 a 16,10 pontos a favor da brasileira. A cearense saltou do 22.o para o sexto lugar no ranking com os 3.550 pontos conquistados pelo terceiro lugar no México. No ano passado, ela foi vice-campeã desta etapa e a campeã também foi eliminada na disputa seguinte.

Nikki Van Dijk defendia o título, mas não achou as ondas no duelo australiano com Bronte Macaulay para tentar o bicampeonato. No entanto, se manteve na liderança do ranking do WSL Qualifying Series, com 2.000 pontos de vantagem sobre a nova vice-líder que a derrotou nas semifinais desta vez. Com os 6.000 pontos da vitória no México, Bronte Macaulay subiu da 15.a para a segunda posição e a vice-campeã, Dominic Barona, saiu da 36.a para a sétima colocação. A equatoriana no momento está fechando o G-6 porque a havaiana Malia Manuel, em terceiro lugar, vai garantindo sua permanência na elite das top-17 entre as dez que são mantidas pelo ranking da divisão principal da World Surf League.

Outra sul-americana que ganhou posições no ranking foi a peruana Melanie Giunta. Ela foi barrada pela havaiana Brisa Hennessy e por Chelsea Tuach, de Barbados, na última fase do sábado, que definiu as classificadas para as oitavas de final que abriram o domingo decisivo do QS 6000 Los Cabos Open of Surf. Mesmo assim, com os 1.050 pontos recebidos pelo 17.o lugar no México, Melanie Giunta saltou do 75.o para o quinquagésimo lugar na classificação geral das quinze etapas completadas no domingo em San Jose Del Cabo.

Por João Carvalho

Compartilhe.