Seleção brasileira escalada para a estreia do Surf City El Salvador Pro

A seleção brasileira já está com seus nove surfistas escalados para a estreia do Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona. A sétima etapa do World Surf League Championship Tour 2022 começau no domingo, com prazo até o dia 20 para ser encerrada em El Salvador. Esta é a última parada antes dos melhores surfistas do mundo retornarem ao Brasil, para competir no Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, que será realizado entre os dias 23 e 30 na “Capital Nacional do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O Surf City El Salvador Pro vai acontecer em La Libertad, no point break de direitas de Punta Roca, também conhecido por La Punta ou Punta Chilama. El Salvador é o 17.o país a receber uma etapa do WSL Championship Tour, desde a criação de uma elite para disputar os títulos mundiais da temporada em 1992. E Punta Roca é a 43.a praia a ser palco da principal competição do esporte nestes 30 anos. Esta é, também, a segunda vez que uma etapa do CT será disputada na América Central. A outra foi em Porto Rico, em 2010.

A seleção brasileira da WSL vai repetir os nove surfistas que competiram no Quiksilver Pro G-Land na Indonésia, com Yago Dora substituindo Seth Moniz. Outro havaiano não vai competir em El Salvador por estar contundido, John John Florence, com Carlos Muñoz, da Costa Rica, sendo convocado para ocupar a vaga do bicampeão mundial. Yago Dora será o primeiro brasileiro a estrear nas direitas de Punta Roca, contra o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Connor O´Leary, na segunda bateria do Surf City El Salvador Pro.

Na quarta, tem Brasil em dose dupla, com Filipe Toledo vestindo a lycra amarela de número 1 da World Surf League pela terceira etapa seguida, entrando junto com Samuel Pupo e o convidado da organização do evento, que será definido em uma triagem com surfistas locais de El Salvador. Na disputa seguinte, tem o campeão mundial e medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Italo Ferreira, contra os norte-americanos Kolohe Andino e Jake Marshall.

Depois, mais dois brasileiros vão estrear juntos na sexta bateria, com Caio Ibelli e Jadson André enfrentando outro surfista dos Estados Unidos, Griffin Colapinto. Nesta rodada inicial, apenas os vencedores avançam direto para as oitavas de final, mas os outros dois têm uma segunda chance de classificação na repescagem. O tricampeão mundial Gabriel Medina está na sétima bateria com o australiano Callum Robson e o sul-africano Matthew McGillivray. Na oitava e última, tem Miguel Pupo contra o havaiano Barron Mamiya e o californiano Nat Young.

Se o Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona for iniciado pela categoria feminina, já vai ter Brasil na primeira bateria do dia, com a vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb disputando classificação direta para as quartas de final com a americana Lakey Peterson e a havaiana Gabriela Bryan. Tatiana foi semifinalista no ROXY Pro G-Land na Indonésia e retornou ao grupo das top-5 do ranking, que no final da temporada vai disputar o título mundial no Rip Curl WSL Finals, em setembro na Califórnia, Estados Unidos.

Compartilhe.