Rodrigo usará recorde para incentivar pessoas 

O novo recorde mundial das ondas gigantes começou a ser desenhado na véspera do dia 8 de novembro. Rodrigo Koxa conta que no dia 7, quando tentava dormir, recebia uma mensagem que na hora não entendeu, mas veio ser decisiva quando estava dropando a gigantesca montanha de água. E ao contrário do que muitos podem pensar, ao surfar onda, ele sabia exatamente o que fazer.

“Percebi que a onda seria gigante, porque peguei uma velocidade incrível. Quando eu vi, falei para mim mesmo, não vou nem olhar para trás, vou me concentrar e surfar. É isso que eu quero! Meu parceiro, o piloto Sergio Cosme, falou: Queres ir Koxa? Respondi: vamos embora. Na hora senti que foi especial, mas quando saí do mar, começaram a aparecer as imagens e fiquei alucinado, porque vi que realmente era gigante”, lembrou.

Mas para garantir o feito, ele precisou de calma, técnica, habilidade, coragem e, uma ajuda divina. “Quando eu vi a onda, sabia o que fazer, porque tive um sonho no dia anterior. Estava na cama, tentando dormir e aquela mensagem vindo: Desce reto! E eu não sabia processar o que era aquilo”, comentou.

“No dia da onda, quando eu soltei a corda, comecei a surfar usando o protocolo que temos, de usar a borda, descer virando 45 graus, dropando de lado, mas a onda era tão triângulo, que se eu continuasse usando a borda, eu fugiria da energia dela e iria para o rabo. Eu queria performance e sabia que deveria descer reto, quando lembrei do dia anterior e determinei: é isso! Foi uma mensagem de Deus, dos anjos. Falaram à noite inteira. Você vai ter uma chance e depois que foi entender”, revelou.

Determinado como estava na onda, Rodrigo Koxa já sabe o que quer para o futuro, depois desse grande feito. “Um big rider quer pegar onda grande, a maior. Esse é um sonho de criança, de adolescente, de homem. Cresci energizando isso. Tenho respeito enorme pelo Oceano e essa conquista me fez entender que tudo que eu fiz, valeu a pena e teve um propósito. Quero aproveitar essa oportunidade para tentar motivar as pessoas a acreditarem nos seus sonhos”, anunciou.

“Eu fui para Nazaré sem patrocínio e surfei a maior onda do Mundo. Sem favoritismo, sem estrutura gigante como outros têm. A gente foi lá e fez grande, porque tinha coração, muita alma, muito amor. Agora, quero dar palestras, porque adoro contar minha história, servir de exemplo. Muita gente precisa de motivação, como eu precisei. Está saindo meu livro e quero buscar mais patrocínios para montar uma estrutura em Nazaré. Lá é a Formula 1 do surf e sem isso fica difícil”, relatou.

Para o futuro também está planejando surfar novas e desafiadoras ondas. Uma delas é a Mullagmore, na Irlanda. “É um frio absurdo, mas parece Teahupoo. Quero conhecer novas ondas de tubo. Adoro entubar, estar num salão azul, verde. Um desafio que não fiz e quero muito é Cloudbreak, em Fiji. É uma viagem mais cara, quero sonho com isso. Tremo de ver a galera surfando lá”, admitiu. “Um outro projeto que estou na cabeça é investir na remada”.

Rodrigo Koxa chega ao Brasil com o novo recorde mundial e seu mais importante troféu na próxima sexta-feira, dia 4, já esperando uma grande festa com a comunidade do surf de Guarujá.

Por Fabio Maradei

Compartilhe.