Revezamento de São Francisco acontece neste sábado

 Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

O Revezamento Volta de São Francisco chega ao seu décimo quinto ano consecutivo neste sábado (1), e promete agitar Santa Catarina. O evento irá desafiar mais de 800 corredores em um percurso de 90 km entre praias, trilhas, dunas e outros tipos de terreno. Além da preparação, a estratégia é vital para o sucesso das equipes na prova.

Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

“Em um revezamento, seja ele feito em trio ou sexteto, é preciso que as equipes tenham bons atletas no asfalto, outros em trilhas e outros em praia. Conhecer os atletas da equipe e saber onde cada um desempenha seu papel da melhor maneira é imprescindível”, explica o treinador Ricardo Sardá, que contará com quatro sextetos e cinco trios na prova deste sábado.

Além de identificar bem as qualidades de cada atleta, Ricardo Sardá explica também que é preciso que cada corredores esteja habituado ao tipo de terreno que enfrentará no dia da prova. “O interessante seria que o atleta pudesse treinar pelo menos uma vez por semana em terrenos parecidos com o percurso ou no próprio local da prova. Se não temos praia ou trilhar por perto, vai de cada treinador desenvolver treinos em morros ou ladeiras, por exemplo, bem como gramados para treinar valências e músculos a serem utilizados no dia da prova. A alternância em terrenos é primordial em provas deste tipo”.

A competição é considerada uma das principais provas do segmento, com dez provas em disputa; Aberta, Aberta Mista, Feminina, Veterana, Francisquense, Participação, essas com equipes compostas por seis ou sete atletas, Trio Masculino, Trio Feminino, Trio Misto e Trio Veterano – passando por 15 trechos, sendo que estes são divididos em diferentes distâncias cada qual com um nível de dificuldade e percursos distintos.

Por Redação InnerSport

Compartilhe.