Renovação no surf carioca

A mudança na gestão do surfe de um dos mais importantes estados do Brasil finalmente chegou. A chapa Renovação do Surf no Estado de Rio de Janeiro, formada por Renato Bastos como presidente e Guilherme Aguiar como vice, venceu a eleição da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – Feserj. O novo grupo assumirá um mandato de três anos a partir de janeiro de 2017. As associações locais que estavam em dia com sua documentação puderam votar, e a Renovação venceu por 11 votos a 4. Renato Bastos administra a Associação de Surfe de Niterói há mais de 10 anos, e Guilherme Aguiar é presidente do Arpoador Surf Club.
Foto Divulgação
A proposta é fortalecer o esporte a partir das associações, criando um circuito estadual amador. Promover eventos em todo estado incentivará o surgimento de novos talentos e a integração entre os municípios elevará o nível das disputas, preparando os atletas para competições cada vez mais difíceis. A direção técnica será dividida em duas regiões, Grande Rio e Região dos Lagos/Norte Fluminense, e a intenção é promover rodízio de árbitros entre as entidades. Aumentar a divulgação dos eventos fortalecerá não só os campeonatos, como também os atletas e apoiadores do esporte.

As decisões serão tomadas em conjunto com as associações e o próximo passo será definir quem ocupará os outros cargos da federação. Mesmo que a Renovação só assuma o posto em 2017, os trabalhos, conversas e reuniões já se iniciaram. A missão será fomentar a prática esportiva, criar um ambiente competitivo de alto nível para preparar os atletas, e recolocar os surfistas do Estado do Rio de Janeiro como protagonistas no cenário nacional e internacional.

Por José João Macedo

Compartilhe.