Projeto carioca Um Drop de Amor

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

Tendo em vista que o esporte pode salvar vidas, as skatistas Gabriela Saes e Dani Fontenelle fundaram o projeto Um Drop de Amor, que visa levar crianças e adolescentes com câncer para andar de skate. Na ativa desde setembro de 2016, o trabalho é realizado na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro, desde 2017, que cuida de crianças com câncer. O projeto respeita as limitações das crianças e, ainda, conta com o suporte de skatistas voluntários, garantindo assim, a segurança durante as ações.

A Casa Ronald McDonald-RJ do Rio de Janeiro foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1994. A Instituição sem fins lucrativos é a 1ª na América Latina e a 162ª no mundo. Sua missão é: “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. O Programa Casas Ronald McDonald tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”. O projeto é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que estabelece os padrões internacionais de instalação e operação, garantindo um bom atendimento às crianças, adolescentes e seus responsáveis.

O local oferece gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, e de forma complementar para atender sua missão, proporciona suporte psicossocial, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e os Programas: Bolsa de Alimentos, Amor de Casa, entre outros projetos sociais que garantem a Atenção Integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil.

A operação da Casa é garantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas, realização e participação voluntária em eventos beneficentes e recursos doados por membros contribuintes. Além de contar com um Bazar permanente, Feiras e Vendas Online para comercializar produtos doados, por grandes marcas/colaboradores, outra grande fonte de captação de recursos é o evento anual McDia Feliz, o qual destina a quantia arrecadada na venda do sanduíche Big Mac para o custeio da Instituição, no valor corresponde a 25% da despesa anual da Casa Ronald McDonald-RJ.

Um fator importante de viabilidade da abrangência e qualidade ofertada aos beneficiários, está no fato de que a maior parte dos serviços oferecidos, incluindo os operacionais, são realizados por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida.

No Rio de Janeiro, os hospitais conveniados são:
– Instituto Nacional do Câncer (INCA)
– Hemorio
– Hospital Universitário Pedro Ernesto
– Hospital da Lagoa
– Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão)
– Hospital da Criança
– Hospital dos Servidores do Estado

A indicação para hospedagem na Casa Ronald McDonald-RJ é feita pela equipe de assistentes sociais, médicos e, ainda em casos emergenciais, pela enfermagem desses hospitais.

Compartilhe.