Picuruta orienta jovens surfistas

Uma palestra totalmente técnica ministrada pelo surfista profissional Picuruta Salazar, por meio da Associação Santos de Surf (ASS), para orientar a nova geração mostrou a eles a grande diferença de competir e gostar de competição. “Existe uma grande diferença entre competir e gostar da competição. Vocês vão precisar ter a cabeça na segunda opção. Gostar de competir é aceitar também as adversidades. Derrotas são provas de fogo que vão determinar se vocês têm capacidade de superar e dar continuidade na profissão”, falou o ídolo Picuruta durante a palestra. O encontro entre surfistas se deu no recém-inaugurado Centro de Treinamento de Alto Rendimento Municipal Santos de Surf, instalado no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar, e também contou com a entrega dos uniformes da NR Sports, patrocinadora da equipe santista.

As atividades antecederam a 2ª etapa do Circuito Santos de Surf. O CT de Surf, localizado no Quebra-Mar, em Santos, é uma das novidades para a garotada que pretende seguir a modalidade como carreira no futuro. “Esse CT surgiu de um entendimento entre nós, da Associação Santos de Surf, e a Prefeitura de Santos. Entramos com todos os equipamentos necessários para o treinamento funcional e técnico dos jovens competidores. Contamos com aulas de segunda a sexta, em dois períodos com professores capacitados para um direcionamento efetivo aos atletas”, explicou o presidente da ASS, Marcos Andrade, o Cabeça.

Entre os nomes dessa nova geração da Cidade, Vinicius Parra, de 13 anos, já é considerado um “veterano”. Há sete anos no surf, Vinny, como é conhecido, já é presença cativa nos principais campeonatos locais e é considerado, mais uma vez, favorito na edição de 2016 do Circuito Santos de Surf. “Estou bem preparado, treinando bastante, devo muito aos professores e ao novo Centro de Treinamento. Fazia tempo que não tínhamos um espaço tão legal, e isso ajuda muito na nossa evolução”, disse o jovem surfista. A 2ª etapa do Santos Surf 2016 será disputada num único dia, durante o período de espera por boas condições de onda, entre sábado e o dia 17, contando com as categorias júnior (até 18 anos), mirim (no máximo 16 anos), iniciante (limite de 14 anos), estreante (sub12), petit (10 anos para baixo) e feminina (também até 18 anos).

Por Fábio Maradei

Compartilhe.