Ondas gigantes desafiam atletas na abertura do Circuito ASJ 2021

A maior série do evento quebrou  no lendário Parcel da Joaquina, uma bancada há cerca de 800 metros da praia. Foto Basilio RuyA maior série do evento quebrou no lendário Parcel da Joaquina, uma bancada há cerca de 800 metros da praia. Foto Basilio Ruy

Ondas pesadas, homenagens e recorde de inscritos marcaram os três dias de disputas do MB Board Shop apresenta o Silverbay Kids and Kings ASJ 2021 na praia da Joaquina. A temporada 2021 do Circuito ASJ começou fazendo história no surf amador catarinense, com ondas poderosas quebrando durante o MB Board Shop apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ 2021 na praia da Joaquina em Florianópolis(SC), que ocorreu no último final de semana de julho.

A competição valeu pelos rankings da Associação de Surf da Joaquina e 2.000 pontos para o Circuito Amador da Fecasurf, com o número recorde de 184 surfistas inscritos de várias partes do país como Bahia, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Santa Catarina. “Mais um campeonato histórico na Joaca! Contando as três etapas do circuito ASJ e o Interassociações realizados em 2019, após o ano de 2020 sem eventos paralisado pelo Covid-19, este é o quinto campeonato seguido com ondas acima de 2,0 metros, chegando até a 10 pés realizado na Joaquina” revelou Cristiano Melo, presidente da Associação de Surf da Joaquina.

A prova também fez parte do Curta + Floripa, projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Secult (Secretaria de Cultura e Esporte) e AFESC (Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina), com o apoio do vereador Ed Pereira de Florianópolis. “Parabéns a ASJ e a Fecasurf pelo evento que faz parte do Curta + Floripa, projeto esportivo da Secretaria de Cultura e Esportes de Florianópolis e AFESC. Estamos ajustando alguns detalhes com a ASJ, que está com sua documentação em dia para criarmos um centro de treinamento na praia da Joaquina. Cabe as outras associações se regularizarem para que possamos fazer igual ao que está sendo realizado com a ASJ” declarou Ed Pereira.

Antes de começar o evento na sexta-feira, 27, a ASJ reinaugurou a Choupana André Negão, que estava sendo reformada nos últimos meses. A estrutura recebeu reforços em suas bases, novos mourões, selagem com alcatrão e uma belíssima placa esculpida em madeira com o rosto do André Negão feito pelo artista Juzumas.

No sábado, 28, foi a vez de homenagear o surfista Marcelo Tonon (41), falecido recentemente após terminar uma onda na beira e passar mal na praia da Joaquina . A cerimônia contou com a presença dos pais e da irmã de Tonon, além de inúmeros amigos que fizeram um grande círculo na praia, rezaram e jogaram rosas ao mar. Na sequencia os familiares depositaram suas cinzas nas ondas pesadas da Joaca, quebrando do jeito que Tonon gostava.

Os primeiros campeões da etapa foram definidos no sábado, dia em que quebraram as maiores ondas do evento, com algumas séries chegando a 12 pés (cerca de 4 metros). Noah Machado venceu as categorias Sub-18 e Sub-16 e Maya Carpinelli a Feminino Open. No domingo, 29, foi a vez dos títulos de Ronaldo Silveira na Open, João Godoy (Local), Adriano Lemos (Master), Cauã Demski (Sub-10), Gustavo Frutuoso (Sub-08), Gabriel Ogasahara (Sub-14), Yuri Gabryel (Sub-12) e Kaylane Antunes (Feminino Sub-12).

O local Luciano Nem encarou mais uma vez as pesadas condições da Joaquina e foi o campeão da categoria Surf Adaptado. Destaque para a participação de Richard Petersen, que veio de Itanhaém(SP) especialmente para participar da etapa do Circuito ASJ, junto com os atletas da ASSF (Associação Surf Sem Fronteiras), entidade que atua em parceria com a Associação de Surf da Joaquina há alguns anos.

Após viajar de ônibus com sua equipe pela madrugada, Richard chegou a tempo de entrar na água e chamou a atenção por sua performance, dedicação e amor ao surf. “Gostaria de agradecer a ASJ por realizar eventos como esse para nossa categoria. É muito bacana ver o esforço de cada um e agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer essas pessoas maravilhosas do surf adaptado catarinense” declarou Richard, ao lado de Fidel Teixeira, vice-campeão da etapa e uma das referencias da modalidade no estado.

A ASJ ainda não definiu as datas para a segunda etapa do circuito 2021. Em breve mais informações.

Confira o resultado desta primeira etapa do MB apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ 2021, válido também para o ranking da Fecasurf Amador dessa temporada.

Open
1º- Ronaldo Silveira
2º- Ramiro Rubin
3º- Luiz Mendes
4º- Gustavo Borges

Junior Sub18
1º- Noah Machado
2º- Luiz Mendes
3º- Mateus Vidal
4º- Luã Silveira

Mirim Sub16
1º- Noah Machado
2º- Lucas Cainan
3º- Takeshi Oyama
4º- Esdras Morais

Iniciantes Sub14
1º- Gabriel Ogasahara
2º- Anuar Chiah
3º- Yuri Gabryel
4º- Henrique Venceslau

Local
1º- João Godoy
2º- Vinícius dos Santos
3º- Pedro Vidigal
4º- Mateus Vanderlind

Master
1º- Adriano Lemos
2º- Ronaldo Silveira
3º- Carlos Carpinelli
4º- Alessandro Pulga

Feminino Open
1ª- Maya Carpinelli
2ª- Potira Castaman
3ª- Kiany Hyakutake
4ª- Pamella Mel

Feminino Sub12
1ª- Kaylane Antunes
2ª- Victória Valenzano
3ª- Nalu Demski
4ª- Kyara Antunes

Infantil Sub12
1º- Yuri Gabryel
2º- Anuar Chiah
3º- Luka Konig
4º- Kauai Cogo

Petiz Sub10
1º- Cauã Demski
2º- Pedro Veiga
3º- Kauai Cogo
4º- Aninha Dagostini

Misto Sub 08
1º- Gustavo Frutuoso
2º- Theodoro Mazurek
3º- Aquiles Lemisk
4º- Guilherme Goulart

Surf Adaptado
1º- Luciano Nem
2º- Fidel Teixeira
3º- Richard
4º- Jackson
5º- Tiago Albino
6ª- Francielle
7ª- Vitória Diehl

Compartilhe.