Oficial: surf nas Olimpíadas 2020

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou nessa quarta-feira, 3 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro, que está sediando os Jogos Olímpicos de 2016, a inclusão do surf como uma das novidades entre os esportes que vão disputar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 no Japão. “Parabéns ao presidente da ISA (International Surfing Association), Fernando Aguerre, e a ISA por todo empenho para conseguir incluir nosso esporte nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020”, disse Paul Speaker, CEO da World surf League (WSL), que organiza as competições profissionais do surf mundial.

desouza2149usopen2016vankirk__large

Adriano de Souza durante o US Open / Foto Van Kirki

“Este é um grande momento para o surf profissional e uma validação do surf como um esporte com participação de atletas e espectadores em todo o mundo. A WSL é a casa dos melhores surfistas do mundo e está ansiosa em trabalhar com a ISA para garantir que o surf seja apresentado da melhor maneira possível e pelos melhores surfistas do mundo. É admirável que os nossos incríveis atletas vão ter a oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades representando seus países para a enorme audiência global das Olimpíadas “.

O australiano Kieren Perrow, Comissário (Comissioner) da World Surf League, acrescentou: “a WSL tem trabalhado incansavelmente para fornecer oportunidades para todos os seus surfistas se desenvolverem como atletas profissionais e também para expandir a participação global no esporte surf. Estamos muito animados com a decisão do COI e já ansiosos pelo que isso significa para o futuro do surf profissional”. A World Surf League representa mais de 2.000 surfistas profissionais entre homens e mulheres, incluindo os da elite do WSL Championship Tour que disputam o título mundial masculino e feminino, realizando mais de 170 competições a cada ano nos cinco continentes dos aros do símbolo das Olimpíadas.

Por João Carvalho

Compartilhe.