O Rip Curl Pro Bells Beach começa nesta quarta-feira

Filipe Toledo (SP) (@ WSL / Ed Sloane)Filipe Toledo (SP) (@ WSL / Ed Sloane)

O prazo da segunda etapa na disputa do título do World Surf League Championship Tour 2018 começa nesta quarta-feira e vai até o dia 8 de abril na gelada região de Victoria, no sul da Austrália. Com os brasileiros formando o maior pelotão no grupo dos 34 melhores surfistas do mundo, uma bateria na rodada inicial do Rip Curl Pro Bells Beach ficou 100% verde-amarela, a quarta, com o campeão mundial Gabriel Medina estreando junto com o potiguar Italo Ferreira e o pernambucano Ian Gouveia. O vencedor passa direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

Caio Ibelli (SP) (@ WSL / Ed Sloane)

Os outros oito brasileiros estão sozinhos em suas baterias com dois surfistas de outros países. Apontado como um dos fortes concorrentes ao título mundial deste ano, o paulista Filipe Toledo, que mora na Califórnia, foi escalado na primeira bateria com dois estreantes na elite. Um deles é o norte-americano Griffin Colapinto, uma das surpresas da etapa de abertura da temporada na Gold Coast, ao chegar nas semifinais junto com o também novato, o catarinense Tomas Hermes. O outro adversário de Filipinho é o sul-africano Michael February, que mais uma vez irá substituir o contundido Kelly Slater como na primeira etapa.

Na terceira bateria, estreia outro paulista, Caio Ibelli, vice-campeão do Rip Curl Pro Bells Beach na final do ano passado com o sul-africano Jordy Smith. Sua primeira participação será contra o australiano Owen Wright e o havaiano Ezekiel Lau. Na sequência acontece o confronto brasileiro na quarta bateria e na quinta o catarinense Tomas Hermes enfrenta o atual bicampeão mundial John John Florence, além de um dos australianos convidados para esta etapa, Mikey McDonagh.

O campeão mundial Adriano de Souza, único brasileiro a badalar o sino do troféu da vitória no Rip Curl Pro Bells Beach, entra na sétima bateria com o taitiano Michel Bourez e o havaiano Keanu Asing. Depois, quatro novidades na “seleção brasileira” do CT esse ano fazem suas primeiras apresentações nas ondas difíceis de Bells Beach, Yago Dora na oitava bateria, o também catarinense Willian Cardoso na nona, o cearense Michael Rodrigues na décima, encabeçada pelo vice-campeão da primeira etapa, Adrian Buchan, além do paulista Jessé Mendes, que foi escalado para fechar a primeira fase junto com Mick Fanning, que encerra sua carreira no Circuito Mundial nesta etapa do seu patrocinador em Bells Beach.

Por João Carvalho

Compartilhe.